O que é Agenda Woke? Conheça a Agenda da Cultura Woke! | Seletronic
Quero Ofertas Quero Cupons

O que é Agenda Woke? Conheça a Agenda da Cultura Woke!

Entenda o que é a Agenda Woke, como pode ser traduzido e o que ela inclui

- 2 min de leitura
O que é Agenda Woke? Conheça a Agenda da Cultura Woke!
Google News Telegram

“Agenda Woke” é um termo usado para descrever uma série de roteiros utilizados para incluir pautas políticas em assuntos cotidianos como filmes, desenhos, novelas e até na literatura. As pautas dessa agenda incluem feminismo, ideologia de gênero, questões LGBT, linguagem neutra ou não binária, e outros temas associados à política Woke. Alguns dos temas defendidos nesses contextos indiretamente incluem aceitação da diversidade corporal, legalização das drogas, comunismo e socialismo, veganismo, entre outros hábitos de consumo, além da crítica e desaprovação ao cristianismo. Em português, na gíria, “Agenda Woke” seria equivalente a “Agenda da Lacração” ou “Politicamente correto”.

“Woke”, por sua vez, é um termo politizado de origem afro-americana, derivado da expressão do inglês vernáculo afro-americano “stay woke”, que significa “mantenha-se consciente”. Seguindo essa agenda, cada vez mais empresas têm inserido conteúdos LGBT, feministas e outras questões políticas em produções comuns, como desenhos infantis, filmes e séries, muitas vezes substituindo personagens clássicos para promover a inclusão Woke.

O uso do termo “Woke” se popularizou desde 2014 como resultado do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). No final da década de 2010, esse termo se associou amplamente a políticas de esquerda, causas sociais liberais, feminismo, ativismo LGBT e questões culturais.

Enquanto na gíria brasileira “Agenda Woke” pode ser entendida como “Agenda da Lacração“, o termo “Woke”, que significa “Despertar”, é interpretado como “Lacração” na linguagem popular brasileira.

Qual o objetivo da Agenda Woke

Com o pretexto de sensibilizar a população para questões de justiça social e igualdade, o objetivo da agenda Woke é moldar a opinião pública e influenciar a formulação de pensamentos políticos de modo que reflitam os valores Woke. Por isso, essas ideias estão sendo inseridas em conteúdos infantis, jogos, filmes, músicas e até mesmo no ensino escolar em diversas partes do mundo. A agenda Woke tem sido amplamente utilizada para alinhar o pensamento das massas com ideias da esquerda política, buscando assim tornar líderes políticos de esquerda mais bem-sucedidos.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode