O que é Agenda Woke?

Foto de Marcus Tavares
Por

Entenda o que é a Agenda Woke, como pode ser traduzido e o que ela inclui

Imagem de O que é Agenda Woke?
Anúncio

Agenda Woke é um termo usado para descrever uma série de roteiros usados para incluir pautas politicas em assuntos cotidianos como filmes, desenhos, novelas e até na literatura. As pautas dessa agenda incluem o feminismo, ideologia de gênero e assuntos LGBT, linguem neutra ou não binaria, e outros assuntos associados ao termo politico Woke. Em português, na gíria,”Agenda Woke” seria o mesmo que “Agenda da Lacração“, ou “Politicamente correto“.

Woke por sua vez é um termo politizado de origem afro-americana, que se deriva da expressão do inglês vernáculo afro-americano “stay woke“, que em português significa “continue acordado ou desperto”. Seguindo essa agenda, cada vez mais empresas tem inserido conteúdo LGBT, feminismo e outras questões políticas dentro de conteúdos comuns, como desenhos infantis, filmes e séries, e até substituindo personagens clássicos para dar lugar a inclusão do Woke.

O uso do termo “Woke” tem sido muito usado desde 2014 como resultado do movimento Black Lives Matter (Vidas negras importam). E no fim da  década de 2010 esse termo passou a se misturar amplamente à políticas de esquerda, causas socialmente liberais, feminismo, ativismo LGBT e questões culturais.

Enquanto na gíria,”Agenda Woke” seria o mesmo que “Agenda da Lacração“, o termo “Woke”, que traduzido significa “Despertar”, é vertido como “Lacração” na gíria popular brasileira.