Google testa o novo recurso de vídeos 1080p do YouTube no Windows 11

Recurso "1080p Premium" promete melhorar a qualidade de streaming no Windows 11

- 3 min de leitura
Google testa o novo recurso de vídeos 1080p do YouTube no Windows 11
Google News Telegram

O Google está realizando testes em seu novo recurso de qualidade premium de 1080p para proporcionar uma experiência aprimorada de streaming no Windows 11. Esse recurso visa melhorar a qualidade de vídeos em alta definição, aprimorando a taxa de bits, e estava disponível anteriormente apenas para usuários móveis como parte do pacote premium.

Na última semana, observamos que o YouTube está exibindo a opção “1080p Premium” ao assistir vídeos no Microsoft Edge e Google no Windows 11. A opção parece indicar qualidade 1080p, mas atualmente não está funcionando em desktops. Ao clicar na opção, um pop-up no YouTube.com solicita que assine o serviço premium, mesmo para contas que já possuem assinatura premium.

O YouTube tem realizado alguns testes em desktops recentemente. Por exemplo, uma das mudanças na plataforma de streaming de vídeo foi uma alteração drástica na interface, movendo a seção de comentários para o canto superior direito. A atualização deste mês parece estar testando um novo nível chamado “1080p Premium”, que melhora a qualidade de reprodução.

Uma equipe de suporte do YouTube confirmou que a empresa testou o recurso com um grupo seleto de usuários de desktop no mês passado e o expandiu para mais desktops, telefones Android e TVs Android nos últimos dias.

A opção “1080p Enhanced Bitrate” está disponível apenas para vídeos com resolução exata de 1080p, não em resoluções superiores. Por exemplo, o Google adicionou a opção “1080p Premium HD Enhanced Bitrate” ao videoclipe “Tracing that Dream” do YOASOBI (a super dupla por trás de Oshi No Ko). A mesma opção não aparece na música “Idol” de YOASOBI, que está disponível em 4K.

Para quem não sabe, um vídeo em 1080p pode não estar em sua “melhor” qualidade se a taxa de bits for baixa. Uma taxa de bits mais baixa pode resultar em vídeos de qualidade inferior, mesmo em resoluções mais altas, como 4K. É notável uma maior qualidade e detalhamento nos vídeos quando a taxa de bits é alta. Por isso, vídeos 4K reproduzidos em smartphones podem parecer inferiores em comparação com a reprodução em desktop.

A taxa de bits mais alta está disponível apenas para assinantes premium, e o recurso visa desbloquear uma qualidade superior para vídeos em 1080p por meio de uma assinatura mensal. O Google confirmou oficialmente o lançamento da reprodução aprimorada de 1080p do YouTube em dispositivos móveis em abril, e agora parece estar planejando disponibilizá-la também para plataformas desktop.

No momento, não está claro quanto essa atualização de taxa de bits pode melhorar a experiência de streaming na plataforma, nem quando todos os usuários premium em desktop poderão utilizá-la. Os testes em andamento indicam uma possível melhoria na qualidade de streaming para usuários do Windows 11 no futuro próximo.

Sources:
Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode