Internet caindo toda hora? Veja o que fazer – Dicas 2018

Confira ótimas dicas para fazer a sua internet parar de cair toda hora

- 6 min de leitura
Internet caindo toda hora? Veja o que fazer – Dicas 2018
Google News Telegram

Hoje em dia um pesadelo na vida de qualquer pessoa apegada a tecnologia é ficar sem internet. Então para resolver a maioria dos possíveis problemas que fazem a sua internet ficar caindo direto toda hora, a Seletronic preparou uma matéria com uma lista de motivos e afazeres para consertar o problema de uma vez por todas. Sendo técnico ou não as dicas descritas aqui podem simplesmente acabar com o problema que fazem a internet do seu modem cair toda hora.

Veja também: Teste de velocidade de internet

1. Desligar o modem por alguns minutos

Uma dica que qualquer pessoa dá quando há problemas com a internet, mas não poderíamos deixar ela de fora da lista visto que nem todos sabem disso. o processo de desligar o modem por aproximadamente 5 minutos e ligá-lo novamente pode resolver seu problema, dependendo se o problema é um erro no software do modem.

2. Verifique os cabos novamente de um jeito diferente

A segunda dica que provavelmente você vai ver em todos os lugares é com respeito a verificar se os cabos do modem estão bem encaixados, mas isso é óbvio. Por isso vamos dar outras dica com respeito aos cabos que conectam o modem a rede, e a internet ao seu computador caso esteja utilizando a conexão via cabo:

Verifique se os cabos estão enroscados direito: Alguns provedores de internet ao estilo cable modem como por exemplo a internet da NET, Claro, GVT (Vivo), possuem cabos de rosca de conexão coaxial, que consiste na conexão de um pino central a um pequeno furo. Neste caso devemos verificar se os cabos foram enroscados de maneira correta, lembrando que ele deve ser enroscado de maneira suave e ficar bem preso. Veja também se o pino central não está quebrado. Veja um exemplo de um cabo normal na foto a seguir:

Verifique a integridade dos cabos: Cabos com defeitos aparentes devem ser descartados, bem como cabos que ficaram com marcas de dobra por terem recebido peso, ou outra coisa que danifique a sua estrutura. Isto porque não é possível saber se algum fio se partiu dentro do Cabo.

Verifique se existe ferrugem ou oxidação: Esta dica muito provavelmente vai ser exclusiva da Seletronic. Além de olhar a integridade do cabo verifique minuciosamente os terminais de conexão do cabo que liga o modem a rede, e veja se não existe vestígios de ferrugem, ou oxidação que normalmente se propaga em uma cor verde. Neste caso pode ser necessário trocar as tomadas que recebem os cabos ou o próprio cabo dependendo de onde estiver com este problema.

3. Verifique se o modem não está esquentando demais

Como a maioria dos sistemas eletrônicos, um modem também esquenta, mesmo que seja pouco. Porém em alguns casos o modem pode estar esquentando demais por motivos corrigíveis ou não. Lembre-se de deixar o modem em local aberto e nunca dentro de uma gaveta ou coberto por alguma coisa, pois isto pode fazer o modem superaquecer causando problemas no aparelho que podem ser irreversíveis. Caso mesmo o modem estando em local adequado e estiver esquentando demais pode ser necessário chamar um técnico para verificar.

4. Veja se alguém está usando e abusando na conexão

Outro problema muito comum que ninguém se dá conta realmente, é que se algum computador na rede estiver usando a internet para fazer alguma tarefa que exige um tráfego muito elevado de dados, a internet pode ficar lenta e até mesmo inacessível para os demais computadores, celulares e outros dispositivos na rede, tanto via cabo e tanto via wi-fi. Um exemplo disso seria uma pessoa fazendo download de vários arquivos simultaneamente de forma que a velocidade dos downloads dos arquivos podem interferir e problematizar a conexão dos outros dispositivos na rede. Procure ver se alguém está fazendo download de alguma coisa, e verifique se eu pausar o download ou mesmo ao seu termino a internet volta ao normal.

Fazer upload é outro caso que pode fazer a internet ficar muito lenta e incapaz de carregar qualquer pagina, fazendo parecer que a conexão caiu.

5. O problema pode não não estar ao seu alcance

Acreditamos que que as soluções descritas acima são as soluções cabíveis para qualquer pessoa identificar problemas que ela mesma possa resolver. Porém em alguns casos o problema não pode ser resolvido pelo cliente, mas somente pelo seu servidor de internet. Mas mesmo assim vamos deixar aqui uma lista de alguns problemas que os técnicos normalmente precisam arrumar e às vezes:

Configuração do modem: Um motivo que faz muitas vezes a Internet fica caindo toda hora é uma configuração errada entre o modem e a central. Para pessoas que entendem do assunto pode ser até que o próprio cliente venha consertar este problema. Em um dos nossos testes o modem da Oi Velox estava com uma configuração de velocidade diferente da central depois de uma solicitação de troca de velocidade, o que fazia a internet cair toda hora. O diferencial neste caso é que percebemos que o modem toda hora reiniciava e apagava todas as luzes e depois voltava ao normal.

Os fios do poste até sua casa: Outro problema pode ser a fiação que trás internet da rua para sua casa. Este problema muitas vezes pode ser agravado depois ou durante épocas de chuva, onde as estruturas dos cabos na rua podem oxidar ou até mesmo acumular água durante os períodos chuvosos. Em um dos casos que estudamos o problema só pode ser resolvido depois que um técnico trocou toda fiação da casa do cliente até a distribuição feita nos postes da rua.

A velocidade contratada não é suportada pela infraestrutura local: Na vontade de vender muitas vezes alguns atendentes nos empurram uma velocidade de conexão que não é suportada na nossa região. Pode ser que por exemplo você tenha contratado uma velocidade de 15 megas e na sua região não existe suporte adequado devido à infraestrutura, assim a sua internet vai ficar caindo toda hora, algumas vezes até mesmo de 5 em 5 minutos. Pode ser necessário pedir para reduzir a velocidade para que você consiga ter uma conexão normal.

Esperamos ter compartilhado ótimas dicas para poder resolver os seus problemas que fazem internet fica caindo direto. Note que este tutorial pode ser atualizado a qualquer momento com novas dicas para fazer a sua internet parar de cair toda hora. Caso tenha mais alguma sugestão para resolver este tipo de problema por favor deixe nos comentários para ajudar outros.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode