Veja como ligar uma fonte ATX fora do computador!

Aprenda nesse simples tutorial como ligar uma fonte de computador fora do PC para ligar outros equipamentos nela

Imagem de Veja como ligar uma fonte ATX fora do computador!

Já precisou ligar uma fonte de computador sem que ela estivesse ligada ao computador? Isto pode ser muito útil para ligar determinados periféricos que não estão em uso no computador, como por exemplo um drive de CD ou DVD para poder remover um disco que você esqueceu, ou simplesmente para testar o funcionamento de outro periférico. Alguns também costumam usar uma fonte de computador ATX com uma boa amperagem para poder ligar equipamentos diversos como por exemplo som automotivo, ou para ligar outros equipamentos compatíveis com as voltagens de uma fonte para computador. E para que esses procedimentos sejam feitos é preciso saber quais as cores dos fios da fonte são as responsáveis por liga-la. É justamente o que vamos mostrar nesse tutorial.

Atenção!

Esse procedimento oferece riscos de choque elétrico ( faça por sua conta e risco). Tenha em mente todas as medidas cabíveis de segurança para quem pretende mexer com correntes elétricas. Apesar de normalmente a fonte de um computador ter baixa saída de voltagem que não são capazes de oferecer uma descarga elétrica no corpo humano, defeitos de fabricação, fios desencapados, problemas na rede elétrica, imprevistos com o tempo tais como raios ainda podem fazer com que este procedimento seja perigoso.

Ligando uma fonte de ATX diretamente fora do PC nos fios certos

Se você já reparou o chicote principal da fonte de um PC, onde o plugin possui o maior numero de orifícios, notou que exitem diversas cores de fios, e que elas são padrões. E isso ajuda muito na hora de precisar saber as cores de fios que indicam cada voltagem, e qual os fios que fazem a fonte ATX ligar fora do PC. E são justamente os fios Verde e Preto os responsáveis por fazer a fonte ligar. Para fazer a fonte ligar corretamente faça o seguinte:

  • Primeiramente antes de ligar a fonte a tomada tenha certeza de que a chave de seleção de voltagem está na posição compatível com a voltagem da rede elétrica da sua casa. (115 – 225 volts)
  • Agora identifique o furo referente ao fio Verde e de preferência o furo do fio Preto localizado à esquerda do fio verde.
  • Corte um clipes de papel ou outro tipo de arame que se encaixe no orifício, e o dobre em forma de uma letra U
  • Enfie o Arame (Faça um jumper) de forma que cada ponta entre em um dos Furos
  • Você poderá identificar que a fonte ligou com sucesso quando os coolers (ventoinhas) da fonte começarem a girar

Veja como fica na imagem a seguir

Para esclarecer um pouco as duvidas relacionadas ao procedimento veja as imagens a seguir:

Vista de frontal do cabo com o jumper realizado

Vista de frontal do cabo com o jumper realizado

Vista de baixo do cabo com o jumper realizado

Vista de baixo do cabo com o jumper realizado

Esperamos que tenha ficado bem claro o procedimento, e qualquer dúvida relacionada a ele fique à vontade para perguntar no Fórum Seletronic. Esse procedimento é muito utilizado por técnicos em montagem e manutenção de computadores para poder fazer testes em determinados periféricos.