Saiba como ver espaço em disco Linux no Terminal e SSH

Foto de Marcus Vinicius
Por

Simples comando pode mostrar espaço usado e disponível nas partições do disco do seu computador ou servidor com sistema Linux

Imagem de Saiba como ver espaço em disco Linux no Terminal e SSH

Para ver o espaço livre em disco no Linux basta usar o comando df . df significa “disk free“, ou em português disco livre, e serve para exibir no terminal o espaço livre e disponível em disco em sistemas Linux. Para mostrar o espaço em disco em formato legível adicione -h (df -h), e então verá o espaço listado em MB e GB.

Com esse comando de terminal você pode ver o espaço livre em disco do seu computador com sistema operacional Linux, ou do seu servidor/hospedagem via SSH:

No exemplo na imagem a seguir o mesmo comando de terminal foi usado no Putty para sistema Windows, via SSH para listar o espaço livre de um servidor com sistema Debian:

No caso do exemplo a partição principal /dev/sda1 de 99 GB, possui 51 GB usados, e 44 GBs disponíveis, com um cálculo de 54% usada. Quanto as outras partições podemos compreender:

  • tmpfs: refere-se ao sistema de arquivos temporário usado pela memória virtual. Não leve em consideração.
  • udev: também não é uma partição em um disco rígido permanente, é um Disco RAM  que armazena informações sobre dispositivos e outras coisas do sistema.
  • /dev/loop: um loop device, é um pseudo-dispositivo que torna um arquivo acessível como um dispositivo de bloco. Os loops ficam no root, e usam o mesmo espaço que a partição principal, portanto não precisam calcular o espaço separadamente. É muito comum ver o /dev/loop em sistemas Ubunto.