Imagem de O que é Militante? A palavra que virou moda nas redes sociais
0

Neste matéria vamos nos aprofundar no sentido atual que a palavra militante tomou nos meios digitais, se tornando especificamente uma crítica. Basicamente chamar alguém de militante hoje em dia, é o mesmo que dizer que a pessoa é muito chata, e gosta de problematizar tudo o que vê. Mas porque a palavra que tem um significado que deveria ser considerada uma virtude se tornou uma forma de criticar?

O significado de Militante no dicionário e na gíria popular das redes sociais

Se você procurar o que é militante no Google, vai encontrar o significado como:

adjetivo e substantivo de dois gêneros

  1. que ou aquele que milita, que combate.
  2. que ou aquele que defende ativamente uma causa.

O significado de militante é realmente que ou aquele que defende uma causa, mas por conta de muitas pessoas defenderem vividamente causas consideradas nada ou pouco importantes, hoje em dia essa palavra passou a ser usada como uma forma de crítica na gíria popular, principalmente nas redes sociais como o Twitter, considerado o palco dos militantes atualmente.

Isso acontece porque muitas pessoas dedicam parte do seu dia a dia a se organizar a outras para tentar obter apoio a causas consideradas irrelevantes, ou que vão ao contrário da preferência da maioria. Entre essas causas podemos citar assuntos políticos, alimentares e principalmente causas de defesas de minoria.

Isso não quer dizer que alguns assuntos defendidos por aqueles considerados militantes não sejam importantes. Isso depende do ponto de vista de quem está considerando uma fala ou postagem nas redes sociais como uma forma de problematizar algum assunto sem necessidade.

Não obstante vemos esse tipo de confronto em publicações cômicas nas redes sociais. Onde por exemplo ao postar algum meme, alguma pessoa venha reclamar dizendo que aquilo fere os sentimentos dela ou de outra pessoa. Assim aquele que não concorda com a forma de pensar daquele que reclamou o chamaria de militante.

Militar nas redes sociais ou mesmo fora delas na gíria popular passou a ser sinônimo de ser chato,, que ou aquele que vê problema onde não existe. Ou quem tenta criar conflitos, ou procurar forma de aplicar lição de moral o tempo todo.

Algumas frases com o uso da palavra militar, militante e derivados

Para entender melhor vamos ver algumas formas usadas nas redes sociais para se referir a uma pessoa militante de acordo com o significado da gíria.

  • Não é possivel que tem gente militando meu prato de comida.” – Pode significar dizer que tem gente querendo dar lição de moral dizendo o que a pessoa deve ou não comer.
  • Daqui a pouco chega os militantes querendo lacrar.” – Significa que em pouco tempo chegará pessoas chatas querendo problematizar o assunto.
  • Para de militar, vai lavar louça.” – Significa que alguém está dizendo para uma pessoa deixar de ser chata e procurar problemas onde não existem, ou onde não é conveniente problematizar o assunto.

Memes sobre Militantes

Não existe nada que não vire meme atualmente. E se algum coisa é popular e chato, aí que é vira meme mesmo. Separamos alguns memes de militante populares que viralizaram na internet a seguir: