5 motivos para escolher uma hospedagem VPS

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda a importância as vantagens e quando você precisa de uma hospedagem VPS

Imagem de 5 motivos para escolher uma hospedagem VPS

A hospedagem de site não é um simples detalhe quando o assunto é a digitalização do seu negócio. Um serviço de web hosting, na verdade, é fundamental para garantir a sua presença digital e trazer credibilidade para a sua empresa.

Hoje em dia é possível contar com diferentes tipos de hospedagem de sites. Há a hospedagem Compartilhada, destinada para pequenos projetos e sites mais simples, bem como há o servidor VPS, ideal para sites mais robustos e projetos de grande porte.

A sigla VPS vem do termo em inglês “Virtual Private Server” e significa “Servidor Virtual Privado”. Sendo assim, diferente do que ocorre com a hospedagem compartilhada, um servidor VPS é destinado apenas para o seu projeto.

Sabendo disso, é aí que já vêm as vantagens. Esse tipo de servidor, por exemplo, disponibiliza uma quantidade de recursos que você não precisa compartilhar com ninguém. Ou seja, você conta com o seu próprio servidor dedicado ou privado, mas num computador virtual.

Além disso, este servidor virtual disponibiliza acesso root, possibilita a instalação do seu sistema operacional de preferência e personalizar o seu projeto com total liberdade. Essas são apenas algumas das razões para você escolher uma hospedagem VPS.

Para saber mais sobre esse assunto, trazemos para você alguns tópicos bem interessantes. Confira:

Como funciona o servidor VPS?

Para melhor compreender o funcionamento de um servidor VPS, é importante ter em mente que ele consiste em um servidor dedicado dividido em várias partes. E cada uma delas funciona como um servidor individual.

Para entender melhor, tente visualizar o servidor VPS como um edifício que possui vários apartamentos, cada apartamento possui as suas características próprias, como móveis e decoração diferenciadas, que não são compartilhadas com outros apartamentos do prédio.

Essa pode ser uma boa comparação sobre o funcionamento de um servidor VPS, em que cada parte deste servidor físico extremamente robusto é dividida em partes menores.

Servidor VPS – 5 Motivos para escolhê-loServidor VPS – 5 Motivos para escolhê-lo

Se você for criar um site pequeno ou administrar um blog pessoal, a melhor opção é contar com uma hospedagem compartilhada. O servidor VPS é o mais recomendado para projetos na web que demandam bastante tráfego e mais capacidade de armazenamento em disco.

O VPS é o ideal para gerenciar sites robustos, aplicativos da Web, servidores de jogos online, bancos de dados e outros tipos de projetos de maior complexidade.

Outra característica importante é que ele proporciona mais controle, pois possibilita que você instale o seu sistema operacional preferido e tenha acesso root.

Além do mais, esse tipo de hospedagem traz para o seu projeto na internet mais capacidade de crescimento, pois conforme o seu site se desenvolve, fica mais fácil efetuar um upgrade dos recursos. Sendo assim, vale conhecer alguns benefícios a mais que esse tipo de hospedagem oferece. Confira!

Mais autonomia para o usuário

O servidor VPS possibilita que você adapte o seu funcionamento conforme as características do seu projeto.

Ao optar por um servidor VPS, você recebe acesso root, isso significa a possibilidade de realizar as configurações, as instalações e as personalizações que você considerar conveniente em seu servidor.

Melhor relação entre custo e benefício
Os recursos que ele traz tornam o investimento nesse tipo de hospedagem um viável investimento. Isso tudo com mais capacidade que a hospedagem compartilhada.

Além disso, caso você necessite de mais capacidade para rodar games com um desempenho elevado, então o VPS é a solução. Nesse contexto, jogos conhecidos, como o Minecraft, Habbo e GTA SAMP rodam melhor com o auxílio de um servidor VPS.

Facilidades

A hospedagem VPS traz para o usuário um painel intuitivo e amigável, possibilitando, por exemplo, a gestão de vários sites, domínios e banco de dados por meio do painel de gerenciamento.

Além do mais, você também assegura a exclusividade de hospedagem. Não por acaso o VPS é um servidor privado. Diante disso, você possui recursos que são apenas seus, sem necessitar dividi-los com outros sites.

Imagine, por exemplo, que uma empresa contrata uma maior quantidade de colaboradores. Em uma situação como essa, é necessário aumentar o espaço para acomodar mais colaboradoras à equipe.

Isso mostra como a hospedagem VPS é escalável. Em outras palavras, conforme o site cresce, é preciso obter mais recursos e mais capacidade para ele funcionar com mais desenvoltura.

Proporciona mais estabilidade

Ciente de que todos os recursos são gerenciados com um melhor desempenho e alocados para os usuários, você assegura que, mesmo usando ao máximo, a estabilidade do servidor é garantida.

É bastante seguro

O servidor VPS também é marcado pela segurança, pois cada servidor é alocado de forma individual e as suas aplicações ficam isoladas. Isso garante uma proteção maior para os seus projetos.

Por causa disso, se você necessita construir aplicações seguras e pretende criar medidas de proteção complexas, um servidor virtual pode ser a opção mais adequada para o seu projeto.

Quando escolher um servidor VPS - GráficoQuando escolher um servidor VPS

Hoje em dia, na era digital, quem administra uma loja virtual ou um site com muitos acessos, deve planejar estratégias que asseguram uma eficiente presença digital.

Para garantir essa presença e trazer mais visibilidade ao seu site, é preciso encontrar maneiras que valorizam uma boa Experiência do Usuário. Com isso, a loja online ou blog, podem ser ranqueados nas páginas de busca do Google de forma adequada.

Da mesma forma, quando o assunto é a Experiência de Usuário, então é preciso promover mais velocidade no carregamento das páginas, capacidade de armazenamento em disco e mais alguns recursos igualmente importantes. E é aí que entra a hospedagem VPS.

Existem alguns sinais que podem ser um indício de que o seu projeto deve abandonar a hospedagem compartilhada e migrar para um servidor VPS. Saiba a seguir quais são esses sinais.

Aumento na taxa de rejeição do site

Quem tem um site ou algum outro tipo de projeto online deve saber o quanto é importante prestar atenção nas informações sobre visualizações e o tempo em que os usuários permanecem navegando no seu site.

Ao detectar um aumento na taxa de rejeição, há a possibilidade de que o seu site esteja lento. Uma possível solução é optar por uma hospedagem de sites mais robusta. É aí que entra em cena o servidor VPS.

Aumento na quantidade de acessos ao site

É gratificante olhar os gráficos de acesso no seu site e ver que nos últimos meses várias pessoas acessaram o seu conteúdo. Isso significa que você está se saindo muito bem.

Mas lembre-se: o aumento do tráfego, especialmente em determinados horários e dias, pode sobrecarregar o site. Nessas horas a hospedagem compartilhada pode não ser mais a ideal. A solução, nesse caso, pode ser o servidor VPS.

Perda de posição nas páginas de resultado

As técnicas de SEO estão aí para ajudar você a mostrar para o Google que o seu site merece estar nas primeiras posições.

Você pode escolher as palavras-chaves ideais, ter uma boa plataforma, criar ótimos conteúdo, enfim, adotar todas as práticas de SEO recomendáveis.

No entanto, mesmo seguindo todo o “script de SEO”, ainda assim é possível não conseguir as primeiras posições nas páginas de resultado dos buscadores. E a causa disso, talvez, possa ser o carregamento lento das páginas.

Posto isso, a solução pode ser um upgrade na sua hospedagem e o servidor VPS surge como uma boa opção.

Minecraft e o servidor VPSMinecraft e o servidor VPS

O Minecraft é um dos games mais conhecidos do mundo. O jogo foi lançado em 2011 e a sua temática é que os jogadores explorem blocos pelos cenários e depois os organizam da maneira que quiserem, inclusive formando figuras.

O cenário do game é um mundo no formato 3D, em que todo jogador pode demonstrar grande criatividade ao explorar, coletar recursos, criar outros blocos e até fazer parte de combates.

Hoje em dia vários modos de jogo e versões para multiplayer do Minecraft estão disponíveis. Até o início de 2021, o game já contava com milhões de usuários mensais ativos. E o que o servidor VPS tem a ver com isso?

Simples, a fluidez e a jogabilidade são essenciais para viabilizar uma experiência agradável para o usuário. Para isso o jogo precisa funcionar com um bom desempenho. É nesse caso que um servidor VPS pode ajudar.

Esse tipo de servidor representa uma solução de alojamento, conferindo o bom desempenho que o game exige.

Não faltam motivos para escolher uma hospedagem VPS

A criação de uma boa estratégia de Marketing Digital deve levar em conta um detalhe muito importante. Estamos falando da presença digital.

Para assegurar essa presença, é fundamental ter a possibilidade de contar com um bom site. E um site de qualidade exige o investimento em um serviço de web hosting. Entre as alternativas de hospedagem, você pode contar com um servidor VPS.

A hospedagem VPS é uma saída que representa um bom custo-benefício, desempenho e qualidade. Portanto, com o intuito de obter melhorias, é uma boa alternativa escolher esse tipo de hospedagem.