Veja como bloquear compras na loja Google Play do Android

Comprou moedas ou outro item em um jogo ou aplicativo no Android? Seu filho comprou ou outra pessoa comprou? Veja como evitar que isso aconteça!

- 3 min de leitura
Veja como bloquear compras na loja Google Play do Android
Google News Telegram

Se você chegou até aqui, é bem provável que você ou outra pessoa tenha comprado algo em algum jogo ou aplicativo no seu celular, debitando assim valores inesperados no seu cartão de crédito ou outra forma de pagamento que você use na Play Store. Eu Marcus escritor dessa matéria já passei por isso, ao deixar o celular na mão do meu filho, em um jogo que tinha acabado de instalar para ele jogar. Como ele é pequeno, e não sabe ler saiu comprando vários itens no jogo do Sonic Dash, o total acumulou cerca de R$123,00 reais de compras no joguinho. Nem mesmo eu que normalmente compro itens em jogos costumo gastar tanto em uma só jogada. Mas apesar disso tudo, o erro foi meu por não ter me prevenido antes, sendo que eu já sabia que ele poderia acabar comprando algo no jogo sem querer.

Felizmente eu consegui entrar em contato com o Google Play a tempo de cancelar todas as compras acidentais. Foi aí que resolvi escrever mais essa super matéria para ajudar outros pais que por vezes deixam o celular com o filho para jogar e tem o risco de que eles comprem alguma coisa no jogo. Servindo também para outras pessoas que desejem colocar um bloqueio em compras ao usar o seu celular com sistema Android.

Como bloquear downloads no Play Store

O passo a passo de bloquear compras de aplicativos e jogos, bem como itens dentro de aplicativos como moedas personagens e outros é muito simples. Mas se essa opção não estiver disponível no seu celular, talvez seja necessário instalar uma versão mais recente do Aplicativo do Google Play. Outro detalhe muito importante é que se você tiver mais de um aparelho vinculado a sua conta do Google Play será necessário bloquear e fazer esse processo em todos os aparelhos. Tendo tudo isso em mente sigas os passos a baixo para bloquear compras indevidas no Google Play Store ao Ativar a proteção de compras:

  • Abra o app Google Play Store.
  • Toque em Menu(representado por três barras horizontais sobrepostas no canto superior esquerdo) depois em  “Configurações“.
  • Selecione “Autenticação necessária para fazer compras“.
  • Escolha a frequência com que você deseja que o Google Play solicite sua senha. Recomendamos Sempre.
  • Insira sua senha do Google e selecione Ok.

Outras Dicas para evitar compras acidentais no Google Play

Como já dissemos as configurações da proteção por senha são ajustadas por dispositivo. Por isso, caso você tenha vários dispositivos, recomendamos verificar se essa proteção está ativada em todos eles. Alem disso somente você deve saber sua senha. Guarde-a e faça uma alteração caso você acredite que outra pessoa tomou conhecimento dela. Desta maneira pode ter certeza que você vai impedir instalação de aplicativos no android que cobrem para serem instalados e comprar dentro de jogos e aplicativos.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode