Seletronic

[Root] O que é | Para que Serve | Como Fazer

O que é root no Android? Entenda o que é root, para que serve e se você deve ou não fazer esse enraizamento em seu Android.

Root no Android é se tornar um superusuário e administrador do sistema android podendo fazer coisas que um usuário simples não pode fazer, como alterações e melhorias de partes do sistema, e usar aplicativos que só funcionam caso se faça o root no aparelho. Root traduzido do inglês quer dizer literalmente raiz, e quando vemos ele associado ao Android surgem duvidas quanto ao significado de fazer root no sistema, e neste contexto vem de poder explorar arquivos pastas e funcionalidades do sistema, assim como uma raiz explora o solo.

Root Android robô Android enraizado bugdroid Seletronic

Root no Android é ter acesso a funções administrativas e intrusivas ao sistema

Para que serve o root no Android

O root nos possibilita liberar funções do sistema operacional Android que por padrão de fábrica são bloqueados ao usuário final. Se acabamos de comprar um celular ou um tablet na loja é com toda certeza que ele vem bloqueado ao acesso administrativo completo do usuário, onde podemos realizar apenas tarefas básicas no aparelho, pois não é possível ter controle das pastas do sistema do Android. Em outras palavras se você quiser ter acesso total as pastas do sistema, e usar qualquer aplicativo em seu celular é necessário fazer o enraizamento do seu sistema Android. Agora que já sabe o que é root e para que ele serve, veja se deve fazer.

Descubra se você deve fazer root em seu aparelho

Podemos dizer que os benefícios de se fazer o enraizamento do sistema Android são inúmeros e entre algumas das vantagens fizemos a lista a seguir:

  • Ser superadministrador do sistema ( autoridade superuser)
  • Poder excluir aplicativos que vieram de fábrica
  • Excluir aplicativos de terceiros e da operadora
  • Poder fazer trapaça em jogos ( usar chats, liberar dinheiro infinito, e colocar itens no jogo)
  • Usar aplicativos que só funcionam em aparelhos com acesso root
  • Instalar ROMs alternativas, personalizadas, e ROMs que ainda não foram lançadas oficialmente
  • Instalar temas avançados para mudar a cara do sistema
  • Fazer Overclock do processador ( usar o hardware do celular ao máximo o que nos permite fazer modificações que melhoram o desempenho do aparelho deixando ele muito mais rápido).
  • Fazer backup de dados de aplicativos e jogos ( geralmente com o APP Titanium Backup)

Por que o Android não vem com root de fábrica?

Como sabemos o Android é um sistema operacional baseado no Unix/Linux, rodando em uma máquina virtual programada em java, chamada Dalvik. Dentro dessa máquina é onde rodamos os aplicativos feitos para Android, que por padrão não tem acesso as pastas do sistema para segurança de usuários menos experientes. Para que aplicativos maliciosos não prejudiquem diretamente o sistema os aparelhos vem bloqueados de fábrica, até mesmo aparelhos com versão do Android puro vindo diretamente da Google tem o acesso root bloqueado por padrão. Portanto só faça root se entender os riscos, e saber como evitar, tomando muito cuidado com aplicativos baixados fora da Play Store.

Quais os riscos de fazer root? E como evitar?

Sem o bloqueio, ou a trava de segurança do sistema Android, ao fazer root usuários menos experientes podem acabar instalando aplicativos maliciosos, deixando o sistema exposto a vírus e malwares. A maior parte das pessoas que procuram fazer root desejam fazer isto para burlar jogos, baixando aplicativos que prometem liberar recursos nos jogos e aplicativos, liberar dinheiro infinito, ou para outros fins de vantagem própria sem pensar na segurança do dispositivo, e por isso acabam baixando o primeiro APP encontrado em qualquer site ou blog, ou confiam em tutorias no YouTube. Tenham muito cuidado, o root apesar de trazer inúmeras vantagens, pode também prejudicar. Jamais apague arquivos dentro das pastas do sistema, ou pode acabar comprometendo o sistema do seu seu celular ou tablet tornando o mesmo inutilizável. Tenha em mente que a garantia não cobre aparelhos onde foi efetuado o root, então só faça este procedimento depois de acabar a garantia, e para saber mais sobre isso veja a matéria:

Fazer root faz perder a garantia?

Vale a pena rootar o aparelho?

Sim, se você entende os riscos assim como eu vai querer fazer root em seu aparelho. Acho que ninguém gosta de limitações, então ter acesso total ao seu dispositivo é um direito seu. O root é indicado para usuários experientes, desenvolvedores e entusiastas tecnológicos, porém acho que qualquer pessoa que tome os devidos cuidados descritos acima, e que sejam realmente cautelosos podem fazer root no sistema tendo em mente se existe essa necessidade.

Como saber se o Android tem Root

Talvez você já tenha adquirido um aparelho usado e ficou querendo saber seu ele já possui acesso root. Neste caso Criamos um tutorial bem simples explicando como verificar se o Android possui este recurso liberado. Veja nosso tutorial: Como saber se o Android tem root?

Precisa de ajuda com Root? Quer saber como fazer em Seu Aparelho?

Abrimos um tópico sobre duvidas relacionadas ao root no Android em um parte exclusiva do Fórum Seletronic:

Vamos conversar por lá sobre o assunto e ajudar voce a fazer o root em seu aparelho. Basta criar um tópico aqui depois de um breve cadastro no Fórum:

Root no Android – Fórum Seletronic

Siga-nos no Facebook

Deixe seu comentário

Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Fórum Seletronic
Ferramentas Online
Cotações