Seletronic

Black Friday: Veja como não cair em armadilhas e comprar com segurança

Confira estas dicas quentes para comprar com segurança no Black Friday

Quando o assunto é comprar barato, a época mais esperada do ano sem dúvidas é o famoso Black Friday, ou como alguns preferem dizer a sexta feira negra. Nesta data todas as lojas prometem descontos exorbitantes, e logo já pensamos em comprar um celular novo, um computador novo, tablet, uma enorme televisão led e tudo mais que queríamos comprar o ano inteiro, mas ficamos esperando o preço abaixar. Mas como é de se esperar, existem sempre aqueles que aproveitam da situação que todos estão dispostos a comprar, para serem desonestos e passarem a perna em quem não toma os devidos cuidados na hora da compra. Para isso a Seletronic resolveu recolher métodos que aumentam muito sua segurança na hora de comprar online ou em lojas físicas. Então confira essas dicas para não reclamar mais tarde que foi enganado:

black-friday-comprar-seguranca

Seletronic te ajuda a sair bem no Black Friday

É mais seguro comprar em loja física ou online?

Muitos diriam que comprar em loja física é mais seguro, mas a realidade é que se souber como se manter seguro não tem risco em nenhuma das duas modalidades de compra, e comprar online pode sair muito mais barato do que em lojas físicas. Antes de comprar tenha certeza de estar comprando em uma loja de confiança e real, e para recolha dados como razão social, CNPJ, endereço e telefone fixo do estabelecimento. Consulte através desses dados no site da Receita Federal e verifique se a loja está ativa para o comércio. Se a situação da loja estiver como “baixada”, “cancelada” ou “inativa”. Não compre nessa loja.

Saiba mais sobre a reputação da loja

Pesquise também sobre a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou mesmo na lista do Procon que é atualizada todo mês com sites que não são recomendados para compra. Também vale pedir ajuda a pessoas mais experientes no assunto, e que já tenham o costume de comprar online a mais tempo. E até mesmo perguntar em grupos nas redes sociais ou em fóruns como o Fórum Seletronic o que os usuários acham de uma oferta e enviar o link da oferta para que esses possam conferir.

Tenha mais segurança nos dispositivos onde vai comprar online

Normalmente o melhor antivírus é o usuário. Mas nem sempre é bom confiar tanto em nós mesmos, ainda mais quando o assunto é usar dados bancários para fazer uma compra na internet. Usar um antivírus pode evitar que páginas enganosas sejam abertas, e até mesmo que algum software mal intencionado intercepte os dados que você insere durante uma compra online, e até mesmo te desvie de um site verdadeiro para um site falso. Você pode obter bons Antivírus Grátis nos links a seguir:

Antivírus grátis para computador Windows

Antivírus grátis para celulares e tablets Android

Não faça compra em dispositivos públicos, como computadores de Lan House, bibliotecas e outros. Isso porque muitas pessoas usam, e nunca se sabe se alguém instalou um programa na máquina que coleta seus dados durante a digitação, os famosos Keyloggers.

Além disso na hora de comprar em um site, verifique se na hora de inserir seus dados existe o protocolo https:// na barra de endereços do navegador e se ao lado do mesmo existe o sinal de um cadeado verde. Isso significa que você está usando um protocolo seguro de transferências de dados, assim é muito mais seguro para que seus dados não sejam o interceptados na rede. Além do mais essa é uma prática comum em sites de confiança que exigem o cadastro de dados de compra.

Saiba o preço antes e na hora do Black Friday

Se tem uma coisa que pensamos quando chega o dia do Black Friday é se os descontos são reias, e como saber se a loja realmente abaixou o preço do produto se comparado com outras épocas. Para resolver esse problema uma dica de Leandro Soares, coordenador do Comitê de Varejo Online da camara-e.net, para fugir dessas armadilhas de preços mentirosos “uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento“, ou seja, se você quer comprar uma TV nova, pesquise o preço dela agora e veja de quanto foi a porcentagem real de redução durante o Black Friday.

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários e não deixe de compartilhar isso com quem você gosta!

Siga-nos no Facebook

Deixe seu comentário