Seletronic

A Historia da internet

Um resumo completo da Historia de como foi inventada a internet, a nossa rede mundial de computadores

A invenção da internet que conhecemos hoje não aconteceu da noite para o dia e não teve apenas um inventor como muitas coisas que nós conhecemos no nosso cotidiano. Talvez você já tenha ouvido falar que a internet começou com propósitos de guerra, e se sim a sua opinião está correta. Mas talvez você não saiba detalhes sobre como a internet se tornou esta rede mundial e comercial que nós conhecemos hoje. Nesta matéria a Seletronic vai te ajudar a entender como a internet começou lá nos Estados Unidos basicamente no ano 1969 durante a Guerra Fria, e como cientistas e pesquisadores usaram ela para seu comunicar e compartilhar dados um com os outros durante os seus primórdios.

Hoje em dia nós temos uma variedade de recursos infinitos graças à internet, simplesmente muitos de nós não conseguiremos nos imaginar com uma vida longe da internet ou sem a facilidade e comodidade que ela nos traz, como acessar redes sociais, fazer pesquisas de preços, pesquisas escolares, ou mesmo para aprender uma receita, seja através de um computador, celular ou qualquer outro tipo de dispositivo que possa se comunicar com internet como os dispositivos na Internet das coisas.

O Satélite da União Soviética que assustou os Estados Unidos

Em uma época em que os Estados Unidos não se preocupava muito com tecnologia de ponta durante a Guerra Fria, a União Soviética lançou seu primeiro satélite artificial em órbita para fora do planeta terra. O satélite e foi lançado em 4 de outubro de 1957 pela união soviética e ficou conhecido como Sputnik. Apesar de ele não ter feito muita coisa e simplesmente ter caído em rumo ao redor do espaço, ele ficou enviando sinais e bipes através de seus transmissores de rádio enquanto ele circulava terra. Mas isto causou determinado temor nos americanos, que até o momento não se preocupavam muito com esse tipo de tecnologia pois estavam mesmo concentrados em projetar melhores carros, televisores e outros tipos de tecnologias para o público em geral.

Sputnik 1

Satélite Sputnik

Porém depois que ficaram sabendo do lançamento do Sputnik alguns americanos começaram a pensar mais profundamente sobre assuntos relacionados à Ciência e à tecnologia. Assim houve um grande desenvolvimento de temas relacionados a química, física e cálculo no aprendizado das escolas. Ao mesmo tempo que corporações começaram a receber doações do governo para poder investir em pesquisas de desenvolvimento científico. Até o próprio governo federal, começou a criar novas agências, como a Agência Nacional de aeronáutica e espaço que nós conhecemos como NASA, e outro órgão chamado de Agência de projeto de pesquisa avançada do departamento de defesa chamada de ARPA, responsáveis por desenvolver tecnologia espacial como foguetes, armas e computadores.

O surgimento da ARPANET

Como falamos acima o lançamento do satélite da União Soviética teria preocupado um pouco os Estados Unidos com relação ao que os soviéticos poderiam causar com as suas tecnologias avançadas. Eles temiam que o sistema telefônico do país fosse afetado por um míssil, impossibilitando a comunicação eficiente a longa distância. Em 1962 um cientista do MIT e da ARPA, cujo nome era JCR Licklider, propôs que este problema poderia ser solucionado através de uma rede de computadores que poderiam se comunicar entre si, onde esta rede permitiria que os líderes do governo pudessem se comunicar mesmo que os soviéticos destruíssem o sistema telefônico.

A evolução deste ideia ocorreu em 1965 quando outro cientista do MIT simplesmente desenvolveu uma maneira de enviar informações de um computador para o outro, ao qual ele chamou esta nova tecnologia de “comutação de pacotes”. Desta forma este novo jeito de enviar dados através de um computador dividia as informações em pacotes de dados para enviá-los aos computadores de destino. E este foi o grande avanço em tecnologia de comunicação entre computadores, pois dessa forma cada pacote poderia seguir seu próprio caminho de um lugar para o outro. Se essa tecnologia não tivesse sido inventada a rede de computadores do governo conhecido agora como ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) seria tão vulnerável quanto o sistema telefônico, pois poderia ser facilmente interrompida.

O crescimento da rede da ARPANET

Por volta do final do ano de 1969 apenas quatro computadores já estavam conectados a ARPANET, mas isso começou a crescer de forma constante durante 1970 em diante, sendo que em 1971, houve o acréscimo da ALOHAnet da Universidade do Havaí e cerca de dois anos depois a Universidade do Colégio de Londres também Entrou na rede. E com esse crescimento constante de mais computadores entrando na rede utilizando a tecnologia de comutação de pacotes ficou mais fácil a integração de uma rede mundial de computadores, a Internet.

Os protocolos da internet

No final da década de 70 um cientista da computação de nome Vinton Cerf desenvolve uma maneira de todos os computadores em redes de pequeno porte no mundo pudessem se comunicar entre eles mesmos. Vinton Chamou sua invenção de “Transmission Control Protocol“, ou TCP. Algum tempo depois ele também inventou outra tecnologia adicional ao TCP que é o protocolo de internet IPInternet Protocol”. E hoje em dia nós utilizamos essa tecnologia com o acrônimo TCP / IP.

O famoso www – World Wide Web

Apesar do protocolo de Vinton Cerf ser utilizado até hoje, e ter transformado a internet é uma rede mundial, onde ao longo da década de 1980 alguns pesquisadores cientistas passaram a utilizar este mesmo protocolo para enviar arquivos e dados de um computador para o outro no mundo todo, em 1991 a internet muda novamente. Desta vez um programador de computadores da Suíça chamado Tim Berners-Lee, chega com a tecnologia World Wide Web, que era muito mais do que apenas enviar arquivos de um lugar para o outro, mas o jeito de criar uma interação entre pessoas e a internet, de tal forma que ele foi quem criou a internet de acesso do qual nos conhecemos hoje, ao invés de apenas usar computadores para transferir arquivos de dados, agora nós temos uma WEB.

A partir de então a internet mudou drasticamente, onde logo em 1992 um grupo de estudantes e pesquisadores da universidade de Illinois desenvolveu um navegador sofisticado que eles chamavam de Mosaic, e que mais tarde passou a se chamar Netscape. O Mosaic apresentava uma maneira muito mais amigável e interativa de usar a internet, permitindo que as pessoas fizessem pesquisa na web e e vissem palavras e imagens na mesma página, com a opção de rolar a página e clicar em links.

Mosaic Netscap

Este mesmo ano foi um estouro, onde o congresso decidiu que a web poderia ser usada para fins comerciais, e o resultado disso foi que diversas empresas começaram a correr para criar seus próprios sites para vender as suas mercadorias para os seus clientes. Depois disso, os mais variados tipos de sites puderam ser encontrados e navegados com mais facilidade através de um navegador da internet. Se acelerarmos um pouco os fatos nós chegamos até a nossa época onde podemos facilmente utilizar a internet através de dispositivos como celulares, computadores, notebooks e se manter conectados em redes sociais, fazer compras online, e ter acesso à toda informação da rede mundial de computadores internet.

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo