Seletronic

Plural de Pokémon: Pokémons ou Pokémon?

Pessoas discutem em redes sociais e em outros lugaras sobre a forma correta de escrever Pokémon, veja mais sobre o assunto.

Você digita “Pokémons” no plural e logo vem aquele cara ou amigo chato te corrigir dizendo que Pokémon não tem plural. Primeiro palmas para ele por que ele está certo! Mas por que Pokémon não precisa de ter a letra “S” no final para estar no plural? e porque sites de tecnologia e jogos, e muitas pessoas insistem em escrever a palavra Pokémon com a letra “S” para colocar a palavra no plural?

O significado de Pokémon e forma correta da escrita

A palavra Pokémon vem de uma abreviação do inglês “Pocket Monsters” que já está no plural e significa “Monstros de bolso“. Já o nome que recebe este significado em inglês está diretamente associado a franquia da marca japonesa, “Pocket Monsters“, Em japonês: ポケットモンスター (Poketto Monsutā), que traduzindo também é monstros de bolso, que além de se referir à própria franquia Pokémon, também se refere coletivamente às mais de 800 espécies de monstros da ficção que fizeram aparições na mídia Pokémon a partir dos lançamento dos  jogos de RPG  para a Nintendo 3DS , e o famoso Pokémon GO para Android e Ios. Assim as formas singular e plural da palavra “Pokémon” não diferem nem o nome de cada espécie individual; Em suma, é gramaticalmente correto dizer tanto “um Pokémon” como “muitos Pokémon”.

Pokémon em japones

Pokémon em japonês. Fonte: Google Tradutor

Porque sites e outras pessoas colocam o “S” em Pokémon?

Então, já que a palavra Pokémon se refere ao termo no plural, porque outras pessoas e sites grandes e famosos ainda escrevem a palavra no plural com “S“?

Pokémons porque isso é o Brasil!

Pokémons porque isso é o Brasil!

Quando o assunto é sites, a escrita da palavra “Pokémons“, serve para ajudar as pessoas a encontrarem em suas buscas na internet o conteúdo correto do jeito que elas digitam. Se você procurar o nome de um objeto no Google imagens por exemplo, caso escreva a palavra no plural, a probabilidade de se encontrar imagens de muitos objetos do mesmo tipo em primeiro lugar é muito maior do que se você digitar a palavra da busca em singular. Da mesma forma a maioria das pessoas que digitam “pokemons” na busca vão encontrar matérias com títulos que usam a letra “S“, e visto que a maior parte dos brasileiros digitam da forma errada, é muito mais cabível de se criar títulos com a palavra “Pokémons“, o que já virou um costume brasileiro.

Sendo assim um costume lógico de quase tudo no Português ter a letra “S” no plural, ao digitar a palavra em redes sociais, e em outros lugares, quase ninguém se importa em estar certo ou não, pois são as redes sociais dignas de linguagem informal e ou popular que é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral, ainda mais no caso de um assunto que não seja tão sério como falar o nome de um desenho ou um jogo onde já virou moda falar ou digitar a palavra “Pokémons” com “S“. A final de contas “Aqui é o Brasil!”.

 

Siga-nos no Facebook

Deixe seu comentário

Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Fórum Seletronic
Ferramentas Online
Cotações