Qual é o plural de Pokémon? Pokémons ou Pokémon? Entenda!

Pessoas discutem em redes sociais e em outros lugaras sobre a forma correta de escrever Pokémon, veja mais sobre o assunto.

- 3 min de leitura
Qual é o plural de Pokémon? Pokémons ou Pokémon? Entenda!
Google News Telegram

Você digita “Pokémons” no plural e logo vem aquele cara ou amigo chato te corrigir dizendo que Pokémon não tem plural. Primeiro, palmas para ele, porque ele está certo! Mas por que Pokémon não precisa ter a letra “S” no final para estar no plural? E por que sites de tecnologia e jogos, e muitas pessoas insistem em escrever a palavra Pokémon com a letra “S” para colocar a palavra no plural?

O plural de Pokémon e significado da palavra

A palavra Pokémon vem de uma abreviação do inglês “Pocket Monsters“, que já está no plural e significa “Monstros de bolso”. Já o nome que recebe esse significado em inglês está diretamente associado à franquia da marca japonesa, “Pocket Monsters“. Em japonês: ポケットモンスター (Poketto Monsutā), que traduzindo também é monstros de bolso. Além de se referir à própria franquia Pokémon, também se refere coletivamente às mais de 800 espécies de monstros da ficção que fizeram aparições na mídia Pokémon a partir dos lançamentos dos jogos de RPG para a Nintendo, e o famoso Pokémon GO para Android e iOS. Assim, as formas singular e plural da palavra “Pokémon” não diferem, nem o nome de cada espécie individual; em suma, é gramaticalmente correto dizer tanto “um Pokémon” como “muitos Pokémon“.

Por que sites e outras pessoas colocam o “S” em Pokémon?

Então, já que a palavra Pokémon se refere ao termo no plural, por que outras pessoas e sites grandes e famosos ainda escrevem a palavra no plural com “S“?

Quando o assunto são sites, a escrita da palavra “Pokémons” serve para ajudar as pessoas a encontrarem em suas buscas na internet o conteúdo correto do jeito que elas digitam. Se você procurar o nome de um objeto no Google Imagens, por exemplo, caso escreva a palavra no plural, a probabilidade de encontrar imagens de muitos objetos do mesmo tipo em primeiro lugar é muito maior do que se você digitar a palavra da busca no singular. Da mesma forma, a maioria das pessoas que digitam “pokemons” na busca encontrarão matérias com títulos que usam a letra “S“, e visto que a maior parte dos brasileiros digita dessa forma, é muito mais conveniente criar títulos com a palavra “Pokémons“, o que já virou um costume brasileiro.

Sendo assim, um costume lógico de quase tudo no Português ter a letra “S” no plural, ao digitar a palavra em redes sociais e em outros lugares, quase ninguém se importa em estar certo ou não, pois são as redes sociais dignas de linguagem informal e popular, uma linguagem utilizada no cotidiano que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral, ainda mais no caso de um assunto que não seja tão sério como falar o nome de um desenho ou um jogo, onde já virou moda falar ou digitar a palavra “Pokémons” com “S“. Afinal de contas, “Aqui é o Brasil!“.

Sources:
Images:
Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode