O que são Datas Duplas?

Foto de Marcus Vinicius
Por

As datas duplas são famosas no comércio do sudeste Asiático e estão tomando força no Brasil

Imagem de O que são Datas Duplas?

As datas duplas são datas compostas por dois números iguais, especificamente quando o número do dia é o mesmo numero do mês. As datas duplas começaram na China como um feriado comercial para celebrar o dia dos solteiros em 11 de novembro (11/11) indo na contramão do dia dos namorados, e assim se tornou-se um dos eventos de compras mais populares anualmente. Aproveitando o sucesso dessa data dupla de 11/11, o comércio e empresas começaram a praticar outras datas duplas, como vamos ver a seguir.

Datas duplas famosas

Não é segredo que nos últimos meses do ano o comércio começa a investir pesado em propagandas visando a data comemorativa que mais gera dinheiro para o comércio, conhecida como Natal. Com o peso que encarrega o consciente religioso e moral da maioria das pessoas que nem mesmo sabem as origens verdadeiras dessa data tão especial para o comércio, as pessoas começam a pesquisar com muita antecedência o que comprar para as festas de final de ano. E até então a Black Friday era umas da principais datas de maior venda antes do Natal, feito justamente para antecipar as compras de fim de ano. No entanto as datas duplas chegaram como um complemento para essas comemorações de final de ano. A seguir podemos ver algumas datas duplas já estabelecidas:

9/9 – 9 de setembro

Essa não é a primeira data dupla a ser criada, mas é uma grande data dupla criada pela Shopee, uma subsidiária do SEA Group, que criou a data dupla de 9/9 em 2016. Desde de então a empresa investe nessa data como o “Super Shopping Day“.

Segundo a própria empresa, a data é considerada um enorme sucesso entre os consumidores, e alguns dos maiores líderes do mercado asiático como, Indonésia, Filipinas, Singapura, Vietnã e Taiwan, estão sempre investindo nessa data desde a inauguração.

A própria Shopee exalta em seu blog que ela vem batendo seus próprios recordes de vendas, e inova com campanhas criativas, como o Super Shopping Day do 9/9, atraindo novos usuários durante todo o período.

Inclusive antes da data de 9/9 a empresa investe pesado em anúncios, e em promoções antecipadas chamadas de Esquenta 9.9 no Brasil.

10/10 – 10 de outubro

Apesar dessa data não ser oficialmente inaugurada por algum grande empreendimento, o comércio aproveita o sucesso da seguinte data e original data de 11/11, para investir também no 10/10. Aproveitando que os consumidores começam a discutir suas compras de fim de ano com muita antecedência, portanto, muitas empresas e marcas investem nessa data para aumentar as vendas.

11/11 – 11 de novembro

Essa como vimos no inicio é a data dupla original. O 11/11 onde foi inventando o dia dos solteiros é um dia de grandes vendas, sendo até mesmo considerada a “Black Friday chinesa“. Essa data que é um feriado foi originalmente criado pela Universidade de Nanjing, como uma celebração para os solteiros.

12/12 – 12 de dezembro

Chegando ainda mais perto do grande dia da troca de presentes estipulada pelo comércio, e muita glutonaria, o dia 12/12 não fica de fora, e também recebe grande investimento do comércio, sendo considerada essa data como um irmão mais novo do dia dos solteiros. Nessa data pequenas e médias empresas mesmo que tenham sido sufocadas pelas grandes nas demais datas duplas investem em na oportunidade de crescimento de suas vendas devido às festividades de final de ano como Natal e Ano Novo. A final, luzes piscando e as cores das festividades que segundo o marketing estimulam a fome e a intenção de compra dos consumidores já está a bastante tempo repercutindo o seu efeito.

Datas Duplas no Brasil

No Brasil, com a chegada de grandes empresas que especificamente são plataformas de compras de produtos da china, tais como Shopee e AliExpress, as datas duplas aos poucos tem tomado seu molde no comércio nacional. A principal data de 11/11 já é constantemente aproveitada para fazer grandes promoções na maioria da plataformas de compras com origem chinesa. E a data de 9/9 atualmente é bastante explorada pela sua original criadora Shopee.