O que é Adware?

Aprenda um pouco sobre este termo que apesar de muito falado poucos conhecem o significado real.

Imagem de O que é Adware?

Adware é uma palavra composta de dois termos que juntos descrevem as características de um vírus específico. O termo Ad = Publicidade, e o termo ware = Software. Juntos formam o nome de uma classe de vírus ou software para computador ou celular que tem como objetivo introduzir anúncios forçados e sem permissão no aparelho do usuário com o objetivo de ganhar dinheiro diante de uma enorme quantidade de exibições de anúncios.

Como esses vírus atuam no celular?

Os Adwares no celular são aplicativos que normalmente abrem páginas da internet sozinhos sem que o usuário pelo menos tentem abrir o navegador. E em alguns casos propagandas são mostradas na tela de bloqueio do celular. Em alguns aparelhos piratas como no caso de replicas de celulares ou tablets o aplicativo de Adware já pode vir nativamente no sistema do aparelho.

Como esses vírus atuam no computador?

No computador os Adwares atuam de forma muito mais complexa em comparação com os celulares, e muitas vezes passam despercebidos pelo antivírus por não conter código de ameça real. Porém na maioria dos casos eles modificam os navegadores padrões da internet.

Na maioria dos casos o Adware Instala extensões em navegadores da internet que tenham esse suporte como por exemplo o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Após essa instalação o Adware começa a introduzir publicidade forçada em qualquer site da internet que você acessar. Fazem alterações grotescas ao designe dos sites que você visita inserindo Popups ( janelas de propaganda que acompanham sua navegação descendo junto com a tela ao rolar para baixo). Note que alguns sites já possuem esses Popups e nem sempre que vemos este tipo de publicidade quer dizer que a máquina está contaminada.

Quanto as extensões instalados no navegador, muitas vezes elas são super difíceis de serem removidas por um usuário comum. Isto porque o vírus faz modificações no programa que impedem até mesmo de entrar nas configurações para poder remover a extensão.

E em outros casos mesmo fazendo a desinstalação e reinstalação do programa para navegar na internet o vírus Adware continua. Isto quer dizer que ele está camuflado em algum outro lugar no seu computador e quando você reinstalar o software de acesso a internet ele volta a fazer alterações.

Como se prevenir contra Adwares

Um dos melhores modos de se prevenir contra a Adwares é sempre baixar programas de fontes confiáveis, e de preferência no site do próprio fornecedor do aplicativo. Alguns sites de download costumam criar um instalador próprio para determinados programas e é justamente aí que eles fazem a instalação de extensões no seu navegador, ou outros tipos de vírus na sua maquina para poder gerar dinheiro enquanto você navega na internet.

Os Antivírus também são peças indispensáveis para quem tem um pouco de dúvida de onde baixar determinados softwares. No entanto é bom saber como funciona um antivírus, visto que um antivírus não é capaz de detectar todos os tipos de adware.

Outra excelente forma de se prevenir contra este tipo de vírus é perguntar no Fórum Seletronic se o lugar onde você deseja baixar um programa é seguro ou não.