O que é Cable Management?

Entenda sobre esse termo muito usado na informatica

Imagem de O que é Cable Management?

Cable Management é a pratica de organizar de maneira adequada os cabos de equipamentos de forma a melhorar a estética e principalmente evitar acidentes e problemas de funcionamento. Com o aumento do número de equipamentos eletrônicos em um ambiente o Cable Management serve como prevenção de acidentes operacionais que evitam confundir cabos, melhorar a ventilação em dispositivos que aquecem, alem de tornar tudo esteticamente agradável. Podemos definir as vantagens do Cable Management em:

  • Economizar espaço e melhorar a estética
  • Evitar danos aos cabos
  • Evitar e Reduzir interferências elétricas
  • Evitar acidentes operacionais por confusões entre os cabos
  • Melhorar o fluxo de ventilação garantindo a refrigeração do hardware

Cable Management nos computadores

O Cable Management hoje é um termo muito utilizado na montagem de computadores, onde gabinetes modernos são projetados com o objetivo de facilitar a melhor disposição e organização dos cabos dos periféricos. Isso se nota melhor na tendencia moderna de usar gabinetes transparentes que visam mostrar componentes confeccionados com o objetivo de serem visualmente contemplados. Desta forma a disposição dos cabos internos no gabinete se tornou oculta para não interferir no designer que visa mostrar as peças internas do computador.

Cable Management no PC

Cable Management em redes

Ambientes com muitos computadores ligados em rede são os que costumam ter mais cabos, e por consequência mais necessidade de efetuar um boa organização dos cabos.

Cable Management no Servidor - Rede

Uso de cabos personalizados

Uma das principais formas de se fazer um bom Cable Management é através da utilização de cabos personalizados, que não são longos demais e nem pequenos demais para seus propósitos. No caso de computadores, a melhor opção para um bom Cable Management é a utilização de um gabinete feito para esse proposito e de uma fonte modular, que são fontes que permitem acoplar apenas os cabos que serão necessários para o equipamento.