O que é CamelCase?

Conheça o suficiente sobre este estilo de escrita muito utilizado no mundo da tecnologia

Imagem de O que é CamelCase?

CamelCase é o nome dado a uma forma de escrita onde as palavras de uma expressão ou frase iniciam com letras maiúsculas e tem as demais letras minúsculas sem espaço, o que lembra as corcovas de um camelo. Traduzido do inglês CamelCase poderia ser considerado como “estilo camelo“. Esse estilo de escrita tem o propósito de tornar legível o significado de um expressão ou frase mesmo que escrito tudo junto, sendo normalmente usada em linguagens de programação para dar nomes a códigos que não podem conter espaços em seu nome, e onde o programador opta em não usar o caractere underline (Sublinhado).

Na programação o estilo de escrita CamelCase tem grande utilidade e aceitação, sendo utilizado como um padrão em várias linguagens de programação, como o Java, C#, PHP, Python, Ruby e muitas outras.

O uso do CamelCase ficou associado a tecnologia

Sendo tão amplamente utilizado em meios tecnológicos como a programação, que é um dos elementos principais da tecnologia moderna, o estilo de escrita CamelCase passou a ser utilizado em muitos produtos e marcas de granse empresas voltadas a tecnologia. Só para citar alguns com toda certeza você já viu os seguinte produtos e marcas:

  • iPhone
  • GameCube
  • OpenOffice
  • eBay
  • AliExpress
  • FedEx
  • StarCraft

Existem muitas outras marcas que usam o estilo CamelCase, e normalmente quase todas são de empresas que trabalham principalmente online, empresas de jogos, e outras voltadas ao ar tecnológico. Porém o uso de CamelCase também é usado muitas vezes em nicks nos personagens de jogos online, redes sociais e outros meios online possíveis de usar esse tipo de criatividade oferecido pela escrita nesse estilo.