O que é Erro 404

Entenda o que significa se deparar com o erro 404 enquanto visita um site ou outro serviço online

Imagem de O que é Erro 404

Erro 404 é um código de resposta de servidores que indica que o documento não foi encontrado ou não existe. Assim sempre que você acessar uma página ou documento de um site que tenham sido removidos, ou nunca existiram, o servidor HTTP vai lhe apresentar um código de erro 404. Na maioria dos casos a página pode ser personalizada, ou simplesmente com uma simples escrita de algo como “Não encontrado” ou “Erro 404 not found“. Mas a aparência da página não importa, pois essa página serve simplesmente para mostrar que você seguiu um caminho quebrado.

Em outras palavras um código de erro 404 mostra que é possível se comunicar com servidor, mas o documento procurado não pode ser encontrado porque ele não existe ou foi movido para outro endereço.

Como corrigir o erro 404

Se você não é o dono do site não há nada que você possa fazer para corrigir o erro 404 de uma página, a não ser avisar o dono do site que você encontrou uma página quebrada enquanto tentava acessar o site. No entanto você pode fazer uma busca dentro do site para ver se acha página ou documento que estava procurando.

Mas se você é o dono do site, e encontrou ou foi informado sobre um erro 404, será necessário restabelecer o documento ou página que foi excluído, ou simplesmente criar um redirecionamento de conteúdo caso tenha trocado o documento ou página de endereço. Em servidores de sites ou hospedagens se usa códigos de programação para fazer um redirecionamento de conteúdo, e existem diversas formas de fazer um redirecionamento. Para entender melhor se coloque na seguinte situação:

  • Seu site tinha uma página com o seguinte URL: seusite.com/sobre-a-empresa/
  • Só que você resolveu trocar e colocar algo parecido com: seusite.com/sobre-nos/
  • Se alguém tentar acessar a pagina seusite.com/sobre-a-empresa/ ela vai receber um erro 404
  • Desta forma é necessário redirecionar o seusite.com/sobre-a-empresa/ para seusite.com/sobre-nos/

Tipos de redirecionamento

Acabamos de ver que existe um código de erro específico para mostrar que uma página não foi encontrada. Da mesma forma existem códigos de redirecionamento para redirecionar uma página para outra ou um domínio para outro. Isso porque existem dois tipos de redirecionamento, sendo um deles permanente, e o outro temporário. Veja o código de redirecionamento a seguir:

  • redirect 301: É um código de resposta que serve para mostrar que uma página foi movida permanentemente para outro lugar. É muito comum usar um código de resposta 301 quando fazemos a troca de domínio.
  • redirect 302: Um código de resposta 302 mostra que o documento foi encontrado porém movido temporariamente para outro lugar.

Note que os códigos de respostas escritos acima não ficam necessariamente acessíveis ao usuário final do seu site, pois eles serão levados para a página correta assim que acessarem o URL antigo. Esse código de resposta serve apenas para informar a navegadores e motores de buscas como o Google para qual página eles devem redirecionar as pessoas que queiram visitar o seu site nesta página ou documento que foi mudado de lugar. Assim se o seu documento foi modificado permanentemente usando um código de resposta 302, o navegador já vai automaticamente redirecionar a pessoa sempre que ela acessar o mesmo URL, guardando isso na memória,e da mesma forma um motor de busca como Google.

Se você usar um código de resposta 302 para redirecionar uma página, o navegador vai sempre verificar o URL para ver se o redirecionamento já deixou desistir.