Meme é um elemento de uma cultura ou sistema de comportamento que pode ser herdado por outros por meios não genéticos, especialmente por meio de imitação. Na internet um meme pode ser uma imagem, vídeo, texto, e outros conteúdos de cunho humorístico que são distribuídos e copiados. Muitas vezes as cópias são feitas com pequenas variações para se adequar a diferentes interesses e culturas da internet. Em seu intuito original um meme é feito com o objetivo de ser difundido rapidamente pelos usuários da Internet.
A palavra meme vem do grego, e é uma abreviação de “mimesis” que significa “imitação” ou “cópia”.
Normalmente um meme de sucesso é tão rapidamente distribuído e modificado de tantas formas, que é quase impossível saber quem é o autor original da ideia principal.
Tipos de memes
Os memes podem ser mídias como um desenho em preto e branco, caricaturas, imagens de filmes, imagens de programa de TV, e até mesmo em forma de vídeos.
Um meme pode ser apenas uma imagem engraçada, ou uma imagem normal, onde existe uma frase que troca o sentido ou acontecimento real de forma cômica.
O que faz o sucesso de um meme?
O que torna um meme um sucesso é o fato dele representar situações comuns do cotidiano das pessoas representado de maneira engraçada. No entanto como o que pode ser muito engraçado para um grupo especifico de pessoas, pode não ser engraçado para outro grupo de pessoas os memes são normalmente readaptados para diferentes grupos.
Desta forma, por exemplo uma mesma imagem de um meme é reaproveitada com frases ou falas diferentes para se adequar a um público específico.
O uso de memes no Marketing Digital
Como os memes viralizam rapidamente na internet, e principalmente nas redes sociais, alcançando muitas pessoas, muitas empresas investem em criar memes para divulgar seus produtos, marcas ou serviços. Dessa forma os memes se tornaram uma estrategia de Marketing Digital.
Origem dos memes
O conceito de “meme” diferente do que muitos pensam, é bastante antigo. A primeira referencia ao meme como conhecemos hoje em dia teria sido criado um zoólogo e escritor chamado Richard Dawkins em 1976. Em seu livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) ele fala sobre o meme como uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, por meio de ideias e informações que são passadas de indivíduo para indivíduo.
O primeiro meme de internet provavelmente teve origem em 1998, por Joshua Schachter, aos seus 24 anos, em seu site chamado Memepool. O foco do site era, que os usuários postassem links interessantes da internet.