O menu de contexto do Windows é  um menu de opções obtido ao clicar com o botão direito do mouse, nos retornando todas opções disponíveis para o local ou arquivo que foi clicado. O menu de contexto não é exclusividade do sistema Windows, mas também está presente em versões do Linux  e do Mac OS. No entanto esse recurso é muito mais reconhecido no Windows, e um dos fatores que levam a isso é a grande quantidade de opções de personalização para esse menu, alem das tarefas básicas já nativas no menu de contexto do Windows. O menu de contexto também muda dentro de cada software utilizado, oferendo sempre opções compatíveis com este software.

Alguns de exemplos de Menu de Contexto no Windows

Para entender melhor sobre o menu de contexto do Windows basta clicar em um arquivo, pasta, ou espaço vazio dentro de uma pasta ou na área de trabalho. Você vai ver algo como na imagem a seguir:

Na imagem acima temos o menu do contexto para um clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio da área de trabalho do Windows. Através deste simples menu é possivel criar uma Nova Pasta, Criar um Arquivo de texto, Organizar os ícones, ajustar o papel de parede, ajustar a resolução da tela do computador e muito mais.

Quando clicamos com o botão direito do mouse em cima de um aquivo ou pasta entre as principais funções estão, Abrir, Recortar, Copiar, Criar Atalho, Excluir, Renomear e Propriedades. Isso pode ser visto na imagem a seguir:

Para que serve o Menu do contexto?

O menu do contexto serve para agrupar diversos atalhos uteis do sistema operacional, e de outros programas instalados no computador, que são capazes de adicionar novas funções ao menu do contexto. Desta forma o menu do contexto do Windows, nada mais é que a reunião de todas as funções mais importantes para facilitar o trabalho do usuário, sem precisar digitar códigos complexos para uma simples tarefa, ou de caminhar até determinado programa para executar suas funções. Se não existisse o menu de contexto, todo usuário teria de saber executar linhas de comando para criação de arquivos e pastas, para copiar e colar, ou até mesmo para renomear um arquivo no Windows, apesar do que existem atalhos de teclado que cumprem algumas das funções do menu de contexto. Porém caso o menu de contexto não fosse uma opção, isso dificultaria a vida de novos usuários do sistema, pois teriam de decorar muitos atalhos de teclado, como os famosos atalhos de copiar, recortar e colar, que apesar de serem fáceis de decorar, nem sempre são viáveis para novos usuários.

Exemplo de programas que adicionam funções ao menu do contexto

Quando acabamos de instalar o sistema operacional, apenas funções de fabrica pre programadas estão presentes no menu do contexto do Windows. No entanto a medida que vamos instalando alguns utilitários e programas, tais como o Winrar que é um compactador e descompactador de arquivos, ou sua alternativa gratuita que é o 7-Zip, logo já vamos ter novas opções no menu de contexto. Veja um exemplo a seguir:

Note que diferente do padrão, a imagem acima contem recursos do compactador de arquivos 7-zip, do Format Factory que é conversor multimídia de áudio, vídeo e imagem, do editor de códigos Notepad++, e alguns outros.

Um menu de contexto diferente para cada tipo de arquivo

Como vimos acima o menu de contexto contem funções diferentes para arquivos e pastas, mas agora que já entendemos bastante sobre o que ele é, como funciona e muito mais, também é bom saber que existem funções diferentes no menu, ao clicar com botão direito do mouse em cada tipo de arquivo. Por exemplo:

Esperamos que tenha ficado bem claro tudo sobre o Menu de contexto do Windows, lembrando que esse menu também existe em outras plataformas. E você já sabia o que é o Menu de contexto do Windows?