O que é obsolescência programada, e como isto pode te afetar!

Entenda o que é obsolescência programada, e como ela já pode ter afetado você!

Imagem de O que é obsolescência programada, e como isto pode te afetar!

Obsolescência programada é quando um fabricante e ou produtor propositalmente fabrica aparelhos programados para estragarem, forçando assim o consumidor a comprar um novo produto em pouco tempo. Assim o fabricante está pronto para te vender a nova geração de seus produtos que sem duvidas tem aquele algo a mais e que te promete maravilhas, até acabar o período de funcionamento normal do aparelho novamente, e você ter que comprar novamente. Obsolescência programa é um termo que cada vez mais é usado no mundo da tecnologia, pois cada dia mais nos deparamos com aparelhos que aparentemente foram feitos para estragar.

Não podíamos deixar de falar dos celulares

Quando falamos de feito para estragar, existem os que tomam folego para falar dos celulares. E infelizmente hoje em dia, não podemos dizer que existe um celular que seja realmente duro na queda, totalmente a prova da água, ou que vá servir para acompanhar a próxima geração de recursos atualizações do sistema por pelo menos alguns anos. Hoje temos como exemplo inúmeros celulares que não podem nem mesmo instalar atualizações de aplicativos, pois o espaço de seu armazenamento interno foi feito para não aguentar quase nada, o que logicamente obrigou a muitos a comprarem uma nova geração com mais memória interna.

Mas o que leva muitos usuários de Smartphones realmente pensarem que seus aparelhos foram feitos para ficar obsoletos, é o simples fato de inexplicavelmente o celular ou tablet começar a ficar lento, e entrando em Loop Infinito sem nenhuma razão depois de poucos anos de uso. Assim mesmo que o usuário efetue um Hard Reset, para voltar o celular para o modo de fábrica, em poucos dias o celular já volta a ficar lento e travando novamente, ou pior, entra em Loop Infinito.

Até quando isso vai acontecer?

Outro porem, é que não existe nenhuma garantia exceto aquela de 1 ano quando compramos o aparelho de que ele vai funcionar corretamente durante alguns anos, e muito provavelmente vamos cair mais uma vez na obsolescência Programada. E com isso quase somos obrigados a aceitar na hora da compra de um aparelho a garantia estendida, pois como já esperamos que ao termino da garantia o aparelho apresente algum defeito. Ficamos assim assim sem ter o que fazer com respeito a fabricantes desonestas que fabricam produtos altamente sensíveis, onde as peças tem “uma prazo de validade” ou “numero de usos”, que não é exatamente como deveria ser. A unica coisa que como consumidores podemos fazer, é reclamar da marca e tentar difamá-la, e comprar dos melhores para ver se atingimos de alguma forma o ponto fraco chamado bolso, fazendo com que estes tipos de fabricantes tentem de alguma forma melhorar o seus produtos.

E você já se sentiu  prejudicado pelo efeito obsolescência Programada?