O que é overclock?

Foto de Marcus Tavares
Por

Entenda o que é e para que serve o overclock

Imagem de O que é overclock?
Anúncio

Overclock é o ato de aumentar o desempenho de algum componente do sistema de um computador além daquilo que foi projetado pelo fabricante. O overclock normalmente é feito em computadores para melhorar a velocidade de execução de processamento de dados ao forçar o melhor desempenho do hardware, e pode ser feito em diversos componentes. Entres os principais componentes onde são feitos um overclock, estão o Processador, Memória RAM e placa de video, mas isso pode ser feito em diversos outros componentes.

Como é feito o overclock

Podemos dizer que o overclock é basicamente aumentar a quantidade de energia utilizada por um componente. Como no caso do processador por exemplo, ao aplicar mais energia elétrica a ele, faz com que ele funcione mais rápido. Neste caso o processador executa mais coisas em menos tempo, ou seja ele roda numa frequência mais alta, frequência essa que é definida em hertz.

Para que serve o Overclock?

O overclock serve para extrair o máximo de desempenho possível de um equipamento computacional, para que ele execute tarefas mais rápido ou consiga executar tarefas que ele não foi projetado para executar.

É seguro fazer um overclock?

Fazer Overclock sempre expõe o hardware a um risco pois o força a trabalhar de uma forma para o qual não foi projetado. Fazer overclock reduz o tempo de vida útil hardware e fazer da forma errada pode simplesmente inutilizar o hardware ou alguns componentes.

Como fazer um overclock?

Para fazer overclock é necessário alterar as configurações físicas ou do software de um componente, ou de outra parte do Hardware. Para cada tipo diferente de componente, exite um modo diferente de fazer Overclock, e normalmente é possivel encontrar instruções de como realizar o procedimento de cada um no Youtube e em outros sites.

O que é overclock no celular?

Fazer Overclock no celular é aumentar o desempenho dele para alem do que ele foi fabricado para suportar. Portanto esse processo também inclui riscos e perda da garantia. Os celulares são computadores portáteis e também possuem processador e GPU, o que significa que é possível fazer overclock em telefones, principalmente com sistema Android depois de fazer o root, bastando usar aplicativos específicos para extrair o máximo de desempenho do aparelho.