O que é Podcast?

Entenda o que é um Podcast, como são usados e para que servem

Imagem de O que é Podcast?

Um Podcast é uma programação de áudio informativa parecida com um programa de rádio, no entanto arquivos de áudios são disponibilizados para serem executados em uma lista que pode ser assinada digitalmente através de uma plataforma online, ou de um aplicativo. Alem disso os arquivos de áudio de cada programa podem ser baixados para serem executados offline, possibilitando carregar o conteúdo de determinada programação para qualquer lugar, seja em um computador portátil como um notebook ou seu celular, ou mesmo em um pendrive. A facilidade de manusear os arquivos de áudio de um Podcast são uma vantagem, pois dessa forma podemos escolher quando e onde vamos ouvir, sem precisar estar conectado a uma estação de rádio no horário exato da transmissão de determinado programa. Essa facilidade nos permite ouvir um podcast enquanto estamos no carro, passeando em uma praça, em uma viagem de avião, ou mesmo debaixo do mar.

Como funciona um Podcast

Um podcast pode ter entre 1 ou pucos minutos, ou até mesmo horas de conteúdo. Os assunto de um podcast podem ser de incontáveis categorias, e normalmente seguem o padrão de sua fonte criadora. Por exemplo, caso um site, ou programa de televisão fale sobre culinária, esse mesmo programa pode querer criar conteúdo de podcast para ter uma outra fonte de informação disponível para seus seguidores. O Podcast pode ser um programa exclusivo, que só existe no formato de Podcast, ou também pode ser a gravação de um programa que foi transmitido na televisão, no site ou em seu canal do Youtube. O importante é que um Podcast cria mais um canal de engajamento para fidelizar seguidores.

Plataformas comuns para publicação de podcast

Sendo feitos de arquivos de áudio, os podcasts são normalmente encontrados em famosas plataformas de áudio, do qual conhecemos como aplicativos de musica. Por isso se chegou a ver o nome podcast no Spotify, agora já sabe o que é. Outras plataformas usadas são o Youtube e Youtube Music, SoundCloud, Deezer e outros apps e sites feitos para áudio.

Como fazer um Podcast

O que pode confundir muitas vezes quando o assunto é o que que é um podcast, é que os podcats são formados por conteúdo em áudio, levando muitos a pensarem que qualquer arquivo de áudio pode ser chamado de podcast. No entanto para fazer um conteúdo que seja considerado podcast, o conteúdo deve ser informativo, e obrigatoriamente disponibilizado de forma a ser seguida, seja através de uma página em um site, através de um aplicativo ou de outra forma. Os Podcast também devem ter um programação de lançamentos da série de arquivos de áudio, seja por uma atualização semanal, mensal ou de outra frequência. O importante é que sempre sejam disponibilizados novos conteúdos para seus seguidores.

Podcast pode ser usado no Marketing Digital?

Quando o assunto é conteúdo digital, só não usa deste conteúdo para fortalecer o próprio Marketing digital quem não quer. Se você tem uma empresa de produtos específicos, você pode criar podcast em torno do assunto do seu produto, e estrategicamente falar sobre o seu produto, como encontra-lo e outras coisa importantes para cativar ou ouvintes. Outra forma eficaz, é fazer parcerias com empresas, digital influencers, sites e outros que já possuam um podcast com muitos ouvintes, e combinar uma participação em uma das gravações.