O que é ray tracing?

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda o que é a ray tracing nas placas de vídeo e como funciona

Imagem de O que é ray tracing?

O ray tracing é uma tecnologia de renderização de gráficos tridimensionais realizadas por computador, e que torna os gráficos mais realistas por oferecer simulação do trajeto que os raios de luz percorrem no mundo real. A tecnologia foi bem recebida principalmente nos jogos eletrônicos modernos, e para poder usufruir dessa tecnologia é necessário ter uma GPU compatível com essa tecnologia. A seguir entenda melhor o que é o ray tracing, como funciona, e outras informações importantes.

O que é ray tracing?

O Ray Tracing é uma tecnologia que usa inteligência artificial para criar em tempo real efeitos de luz que simula o trajeto que os raios de luz percorreriam no mundo real. A tecnologia é usada em jogos, e em programas de animação 3D, sendo uma evolução de uma técnica já usada para a produção de filmes.

O que que permite que essa tecnologia seja usada em tempo real é à nova arquitetura Turing da Nvidia, que tem um desempenho até seis vezes maior que sua antecessora Pascal. Antes essa tecnologia só podia ser usada em filmes, devido a demora na renderização, algo que não pode ocorrer nos jogos eletrônicos.

Traduzido “ray tracing” significa “traçado de raios“.

Para que serve o ray tracing?

O ray tracing tem como objetivo tornar as imagens digitais 3D produzidas instantaneamente o mais próximo da realidade, reproduzindo efeitos de iluminação mais realistas possíveis. Essa tecnologia é capaz de simular reflexos de luz, sombras, e outros efeitos que a luz tem na vida real.

Vídeo demonstrativo de ray tracing

Para ficar ainda mais claro como funciona a tecnologia ray tracing, veja exemplos no vídeo publicado pela Nvidia.

Quais placas de vídeo suportam ray tracing

As placas de vídeo que possuem suporte ao ray tracing são as que possuem a tecnologia Turing. Tanto a Nvidia e a AMD, principais fabricantes de chip gráficos para computador possuem séries de placas de vídeo com suporte ao ray tracing.

Placas de vídeo da Nvidia com ray tracing

A Nvidia possui suporte ao ray tracing nas placas de vídeo GTX a partir do modelo 1060 de 6 GB através de atualizações de software, e em todas as placas de nome RTX.

Placas de vídeo da AMD com ray tracing

As placas AMD  Radeon com ray tracing são as com com base na arquitetura RDNA 2 exclusiva da fabricante e prometem o dobro de performance e menos consumo de energia nos modelos Radeon  RX Série 6000.

Lista de modelos de placas de vídeo AMD e Nvidia com ray tracing

Modelos de placas de vídeo com suporte a ray tracing:

Modelo Fabricante
GeForce RTX 3090 Nvidia
GeForce RTX 3070 Nvidia
Radeon 6800 XT AMD
GeForce RTX 2080 Ti Nvidia
Radeon RX 6700 XT AMD
Radeon RX 6800 AMD
GeForce RTX 2080 Super Nvidia
GeForce RTX 2070 Super Nvidia
GeForce RTX 2060 Super Nvidia
GeForce RTX 2060 Nvidia
Radeon 6900 XT AMD