O que é Sistema Operacional
Entenda de forma técnica e também de forma resumida o que é um sistema operacional e qual a sua função
Já ouviu falar em Windows, iOS, Android, Linux etc? Esses são alguns exemplos de sistema operacional. O sistema operacional é muito mais do que apenas um software que inicializa o seu dispositivo. Ele desempenha um papel fundamental ao gerenciar todos os programas e recursos, garantindo que seu celular, notebook, videogame ou desktop funcione de maneira adequada. A seguir aprenda mais sobre o que é sistema operacional, e outros fatores importantes sobre o assunto.
O que é sistema operacional?
Um sistema operacional, também conhecido como sistema operativo, é o programa responsável por gerenciar todos os outros programas em um computador. Após ser inicialmente carregado pelo processo de inicialização (boot), ele coordena a execução de aplicativos em dispositivos que processam dados, como celulares, notebooks, videogames e desktops tradicionais.
Cada dispositivo utiliza um sistema operacional adequado para suas funções programadas. Dentro desses sistemas operacionais, os programas são chamados de aplicativos ou software. Eles interagem com o sistema operacional através de uma interface de programa de aplicação (API) pré-definida, permitindo que os usuários solicitem serviços específicos. Além disso, os usuários podem interagir diretamente com o sistema operacional através de uma interface de usuário, que pode ser uma linha de comando ou uma interface gráfica do usuário (GUI).
Um sistema operacional executa serviços para os aplicativos, executando recursos de hardware tais como:
- Dispositivos de entrada, como teclado e mouse
- Dispositivos de saída, como monitores, impressoras e caixas acústicas
- Dispositivos de rede, como modems, roteadores e outras conexões de rede
- Dispositivos de armazenamento, como unidades de disco internas (HD, SDD e outras) e externas (Pendrive, HD Portátil, Cartão de memória)
Praticamente todos os principais computadores hoje exige um sistema operacional que são desenvolvidos diferentemente para atender as necessidades específicas do seu uso. Desta forma existem sistemas operacionais específicos para celulares, para computadores e notebooks, e para servidores que são computadores destinados a fornecer serviços a uma rede de computadores.
Alguns exemplos de sistema operacional
Veja 3 exemplos de sistemas operacionais comuns em computadores para área de trabalho:
- Windows é um sistema operacional da Microsoft é um dos sistemas para computador mais utilizados para negócios e jogos.
- Linux é um sistema operacional gratuito ou de custo baixo, mas que se destaca em segurança e desempenho, fornecendo uma alternativa aos sistemas operacionais pagos.
- MacOS é o sistema operacional Apple, tem a mesma finalidade do sistema Windows que é fornecer plataforma para trabalhos.
Sistemas operacionais comuns em computadores móveis como celulares e tablets:
- Android é um sistema operacional apropriadamente feito para celulares e tablets e é baseado no Linux, sendo o sistema operacional mais utilizado do mundo, e atualmente feito pela Google.
- iOS é um sistema operacional móvel feito especificamente para celulares tablets na empresa Apple, que não deixa seu sistema ser executado em hardware de terceiros.
- Windows Phone é um sistema operacional da Microsoft feito para celulares, que não é tão utilizado como o sistema operacional para computadores da mesma empresa.
Componentes básicos de um sistema operacional
Um sistema operacional contém muitos componentes e recursos diferentes, e cada recurso e componente depende de cada sistema operacional e da sua finalidade, no entanto existem três componentes básicos de um sistema operativo:
- Kernel: também chamado de Núcleo do sistema o Kernel é um intermediador que fornece controle de nível básico sobre todos os dispositivos de hardware de um computador, executando as funções principais que incluem ler dados da memória e gravar dados na memória, além de determinar como serão recebidos e enviados esses dados através dos dispositivos de entrada e dispositivos de saída.
- GUI: também chamado de Interface do usuário, é a parte do sistema que oferece interação entre o usuário e o sistema operacional com a finalidade de executar comandos, que podem ocorrer através de gráficos, como ícones nos celulares e nas áreas de trabalhos de computadores mas a janela de execução do programa, ou através de linha de comando, que fornece apenas uma tela digitação de códigos e respostas da execução como o prompt de comando do windows.
- API: que traduzido de do acrônimo de Application Programming Interface, quer dizer Interface de Programação de Aplicativos, que é Conjunto de rotinas ou padrões estabelecidos pelo sistema operacional para que os aplicativos possam usar a sua funcionalidade. Desta forma todos aplicativos feitos para determinado sistema operacional deve obedecer este conjunto de padrões e sua programação para ter acesso aos recursos oferecidos pelo sistema operativo.
Resumo sobre o que é sistema operacional
Para resumir tudo de forma fácil de entender, sistema operacional é o software principal de um computador, e através deles são executados outros aplicativos, que dependem do sistema operacional para executar as suas tarefas. O acrônimo de sistema operacional é SO, e no inglês é OS (Operating System).