O que é TPM 2.0 e para que serve o chip necessário no Windows 11

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda o que é o módulo TPM 2.0 exigido nos requisitos do Windows 11

Imagem de O que é TPM 2.0 e para que serve o chip necessário no Windows 11

Trusted Platform Module 2.0 (TPM 2.0), é um chip que melhora a segurança do sistema operacional, ele é um processador específico para operações de criptografia baseadas em hardware, e evita que ataques maliciosos ataquem seu hardware durante o processo de inicialização. Por isso computadores equipados com um chip TPM possuem um recurso chamado boot seguro ou em inglês security boot. Além disso a Intel e a AMD adicionaram a tecnologia TPM em muitos dos seus processadores lançados depois 2013 e eles suportam o TPM 2.0.

Mas uma coisa que pode confundir é que a Intel chama o TPM de Tecnologia Intel Platform Trust (Intel PTT), e a AMD chama de AMD Platform Security Processor (AMD PSP fTPM).

O módulo TPM possui as versões comuns 1.2 e 2.0. Sendo a 2.0 a considerada a mais segura até o momento, este é um dos requisitos para executar o Windows 11. Até em então passando despercebido por muitos, depois de que o anuncio do lançamento do Windows 11 disse exigir um chip de modulo TPM, o numero de buscas sobre o “O que é TPM” simplesmente disparou. E por conta disso o preço de dispositivos com esse chip, e o próprio módulo aumentaram os preços.

Para que serve o TPM 2.0

O TPM 2.0 é um chip de segurança utilizado nas placas-mãe para melhorar a segurança  do sistema operacional a nível de hardware garantindo resistência contra adulterações principalmente no boot, lidando com operações criptográficas.

É possivel comprar um módulo TPM 2.0?

Sim, você pode comprar um chip/módulo TPM 2.0 separadamente para equipar o seu computador caso você não tenha essa tecnologia disponível em hardware. Mas antes é necessário saber se sua placa mãe possui a entrada chamada de “Conector SPI TPM” ou “TPM Header“:

Leito TPM - TPM Header - Conector SPI TPM

Onde comprar o chip TPM 2.0?

Você pode comprar um módulo TPM 2.0 em sites que fazem importação como Amazon e AliExpress. Note que devido a grande procura desse hardware os preços estão super altos e com pouco estoque disponível.