O que é TWS?

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda o que é a tecnologia TWS TWS+ e suas diferenças

Imagem de O que é TWS?

(TWS) True Wireless Stereo, ou traduzido para o português como “Verdadeiro estéreo sem fio”, surgiu no final de 2016 quando os já bem falados Apple AirPods foram lançados. Com o desenvolvimento da tecnologia, novas marcas entraram no mercado, assim como a Sul Coreana Samsung, a americana JBL e muitas outras marcas famosas que ajudaram a desenvolver novas tecnologias dos fones completamente sem fio.

O que é TWS? (True Wireless Stereo)

Como funciona o TWS? Nos fones TWS o aparelho emissor, seja ele um notebook, desktop ou smartphone envia uma única banda de sinal, sendo assim ele é separado em lado primário e lado secundário, onde o fone primário recebe o sinal e o transmite para o outro lado, ou seja, o fone secundário, só funcionará se o fone principal estiver conectado ao aparelho transmissor. Este modelo de retransmissão causa um delay (Atraso) maior entre a execução do áudio no Smartphone e a chegada do som ao ouvido, o que pode ser perceptível principalmente para quem usa os fones em jogos. A solução surgiu nos primeiros modelos e ainda é usada em alguns fones mais básicos, mas o mercado percebeu que a tecnologia poderia melhorar e assim surgiu a evolução com os fones TWS+ (True Wireless Stereo Plus).

TWS - True Wireless Stereo

O que é TWS+? (True Wireless Stereo Plus)

Como funcionam os fones mais modernos que utilizam a tecnologia TWS+? Cada lado do do seu fone é um receptor! Parece a solução mais óbvia para a conexão, mas foi algo que só surgiu nos modelos mais recentes (e mais caros). O que acontece também com a tecnologia mais moderna, é que o tempo de atraso (delay) é bem menor em relação ao TWS.

TWS+ True Wireless Stereo Plus

 

Características gerais dos fones TWS

No geral a tecnologia TWS conta com outras vantagens sendo elas: Bateria até 65% mais econômica em relação aos fones sem TWS, uma melhor qualidade e entrega sonora, uma distribuição melhor no consumo da bateria entre os dois lados do fone.

Uma das principais características dos fones TWS é que ele também elimina a transmissão de Bluetooth cruzada, permitindo um sinal mais forte ao fone, com menos interferência.

O fone TWS tem como atrativo seu modelo compacto, feito para um encaixe discreto no usuário, além de possuir um estojo que funciona como power bank fornecendo mais horas de uso sem a necessidade de uma tomada ao alcance.

A pergunta que se destaca depois de saber disso tudo é: Como escolher um bom fone TWS? Como comentamos acima, os fones sem fio funcionam à bateria, então o principal ponto de análise é a duração das mesmas. Outro ponto interessante a focar na hora de escolher o seu fone, que pode custar um pouco mais, é avaliar a disponibilidade de cancelamento de ruído, ou seja, que impede que sons externos atrapalhem sua experiência na hora de ouvir música, jogar e etc.

Não menos importante e que vale a pena destacar é a necessidade de uma conexão com Bluetooth 5.0, que melhora o alcance e a qualidade do sinal que chega até o fone.

E por último, sabemos que grande parte das escolhas pelos fones TWS são os praticantes de esporte e aí fica um ponto importante nessa escolha, as certificações IP, que definem se o fone é resistente a respingo, suor ou até mesmo a um mergulho total.

Vale o detalhe é que a maioria dos modelos já vem com microfone embutido, mas não custa nada conferir.

Algumas marcas preferem chamar seus modelos TWS+ por outro nome, o que pode variar de marca para marca, algumas os chamam de Pro ou outro nome especifico, sendo necessário uma pesquisa dependendo da marca de sua preferência!

Alguns dos Melhores Fones TWS

Entre os melhores modelos TWS estão:

  • Sennheiser Momentum True Wireless 2
  • Airpods Pro
  • Sansung Galaxy Buds Pro e Plus
  • Edifier TWS1 Pro
  • Xiaomi AirDots II
  • Edifier X3
  • JBL Live 300TWS