Imagem de O que é User Agent
0

User Agent (Agente de usuário em português) é uma string de um cabeçalho de requisição que permite que servidores identifiquem qual foi o navegador, aplicativo, sistema operacional e outras informações importantes de quem fez uma requisição ao servidor. Sendo uma string, isso significa que essas informações são caracteres de texto comum.

Para que serve o User Agent?

O User Agent é utilizado pelo servidor para enviar uma resposta correta ao solicitante por exemplo se você utiliza o seu navegador Google Chrome no seu computador com sistema operacional Windows 10, ao acessar um site esta informação é passada através do User Agent junto com a versão do seu navegador. Desta forma o servidor pode enviar uma página corretamente adaptada para o seu navegador de forma que ela funcione de maneira correta. Este é um exemplo de um User Agent de um navegador Google Chrome no sistema Windows 7 de 64 bits:

Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/90.0.4430.93 Safari/537.36

A mesma coisa acontece caso você faça uma solicitação através de um navegador para celular, onde o servidor poderá identificar que você fez uma solicitação de página através de um aparelho móvel enviando uma página em formato correto para celulares, especificamente para o seu modelo de celular. Este é um exemplo de um User Agent de um navegador Google Chrome em um celular com sistema Android da Motorola modelo Moto G7 Power:

Mozilla/5.0 (Linux; Android 10; moto g(7) power) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/90.0.4430.210 Mobile Safari/537.36

Aplicativos e bots também usam User Agent

Aplicativos e bots também possuem seus próprios User Agent para serem corretamente identificados pelos servidores. Por exemplo, ao enviar um link pelo WhatsApp o aplicativo envia seu próprio User Agent ao servidor onde o servidor pode modificar a página para fornecer informações para o aplicativo do WhatsApp.

Os famosos bots rastreadores da web também possuem seu próprio User Agent. Por exemplo, quando o Google visitou um site para fazer a indexação de uma página ele usa um User Agent chamado Googlebot que permite ao servidor identificar que foi o Google que passou por aquela página. A mesma coisa acontece com outros rastreadores como Bing, Yandex e outros.

No caso da maioria dos aplicativos o User Agent é enviado junto com a versão do aplicativo, e no caso dos bots é enviado o nome do bot junto com a versão desse rastreador.

Lista de User Agents comuns

Os agentes de aplicativos como WhatsApp, Facebook, e debates como o Google, Bing e outros normalmente sempre são iguais ou mudam pouca coisa. O que geralmente é modificado nesses agentes é apenas o número da versão. com base nisso criamos uma tabela a seguir com os principais User Agent:

Nome User Agent
Facebook facebookexternalhit/1.1 (+http://www.facebook.com/externalhit_uatext.php)
WhatsApp iOS (iPhone) WhatsApp/2.21.60.16 i
WhatsApp Android WhatsApp/2.21.6.17 A
Googlebot Desktop Googlebot/2.1 (+http://www.google.com/bot.html)
Googlebot Mobile DoCoMo/2.0 N905i(c100;TB;W24H16) (compatible; Googlebot-Mobile/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
Googlebot de Imagens Googlebot-Image/1.0
Googlebot do Google News Googlebot-News
Googlebot para videos Googlebot-Video/1.0
Pinterest Pinterest/0.2 (+https://www.pinterest.com/bot.html)
Telegram TelegramBot (like TwitterBot)

O User Agent pode ser facilmente mudado

Como o User Agent é enviado pelo nosso próprio dispositivo, e pode ser mudado de aplicação para aplicação, fica muito facil de ser manipulado, deixando em nosso poder fazer uma solicitação ao servidor com o User Agent que quisermos.

Alguns navegadores para computador com foco no desenvolvimento de sites possuem a opção de emular alguns User Agent pré definidos, ou personalizados pelo usuário com a intenção de fazer testes de como uma página da WEB será entregue para cada tipo de dispositivo. O Google Chrome por exemplo possuem diversos User Agent pré definidos para fazermos testes de resposta do servidor emulando celulares de marca diferentes:

Usando programação do lado servidor também é possível solicitar a outro servidor ou ao próprio servidor uma resposta usando um User Agent falso. Veja a seguir um código PHP que solicita uma página da internet com um User Agent falso:

A variável $userAgent no código acima poderia ser facilmente trocada por qualquer um dos User Agents mostrados tabela de User Agents comuns.

Como o User Agent pode ser usado para melhorar o SEO e a experiência do usuário

O User Agent poder ser usado de forma inteligente para melhorar o SEO e a experiencia do usuário. Visto que é possivel identificar o User Agent de um dispositivo quando ele acessa o nosso servidor, podemos com base nessa string saber se o usuário do site está acessando através de um celular ou computador, e com base nisso oferecer uma página mais leve para dispositivos móveis, levando em conta que esses costumam ter menos poder de processamento do que um computador.

Identificando o sistema operacional do dispositivo do usuário, também podemos oferecer uma experiência personalizada para quem acessa o site, oferecendo conteúdo mais relevante para o dispositivo em questão.

Digamos que você tenha um site de downloads de aplicativos e jogos, e um visitante acessa uma parte de downloads para Windows através do seus celular com sistema Android. Neste caso usando o user agent como base, podemos oferecer que o usuário acesse a parte do site que contenha aplicativos e jogos para sistema Android.

Como o User Agent é usado para enganar usuários com mensagens falsas

Como toda vez que usamos o navegador da internet o User Agent é enviado para o servidor do site que estamos acessando, algumas empresas ou pessoas usam isso para enganar o usuário com falsas mensagens de alerta, dizendo que o celular foi infectado e que é preciso baixar algum programa para consertar isso. E usando o User Agent, eles podem dizer exatamente qual a marca e modelo do seu celular para tornar a falsa mensagem de vírus ainda mais real. Já falamos sobre isso na matéria “Seu celular foi infectado? é verdade?

Como ver seu User Agent Atual

Existem muitas formas de saber o nosso user agent, mas aqui na Seletronic já mostramos uma forma muito fácil, que consiste apenas digitar “my user agent” na pesquisa do Google. O resultado será como o da imagem a seguir:

My user agent