O que é Widget?

Entenda o que são Widgets muito utilizados em sistemas e aplicativos

Imagem de O que é Widget?

Widget é um elemento de interfaces gráficas comumente utilizado em sistemas para computadores, celulares e tablets, mas presente também em outras plataformas de interação com usuário com objetivo específico de interagir de forma simples e rápida entre o usuário e o sistema operacional ou aplicativo, normalmente exibindo informações, ou aptos para receber informações rápidas.

Alguns exemplos de Widgets

Se você mexe no celular ou computador com certeza já viu um Widget mas provavelmente não sabia o que recebe este nome. Entre alguns exemplos de uma Widget veja lista a seguir:

  • O relógio digital do celular que mostra a data e as horas.
  • Uma pequena janela no celular que mostra a temperatura e o clima.
  • Funcionalidades extensivas para blogs e sites que mostram determinadas informações em áreas específicas
  • como: últimas postagens, cotações de moedas, atalho e interações nas redes sociais e várias outras, existindo inúmeras opções prontas para serem usadas em plataformas como Blogger, WordPress e outros CMS.
  • Entradas de texto para receber dados do usuário em cadastros, ou inserção de dados em programas, jogos e aplicativos para computador, sites etc.

A diferença entre Widget e ícone

Muitas vezes em dispositivos móveis alguns usuários tem a mania de confundir Widgets com ícones, devido a uma funcionalidade parecida que os dois têm. Normalmente em celulares ou computares um ícone serve apenas como atalho para determinado aplicativo ou funcionalidade do sistema, e um Widget também podem ser usados para acessar o aplicativo ou funcionalidade a quem ele diz respeito. A diferença entre os dois é que um ícone serve apenas para acessar o aplicativo o outro serviço, enquanto o Widget além de servir como atalho, é interativo com o usuário mostrando alguma informação importante como status de mensagens, status de jogos, hora e data, e várias outras informações para o qual foi programado.

Em resumo o termo Widget é normalmente usado para referenciar objetos discretos dentro de sistemas e aplicativos, com o objetivo de apresentar funcionalidades estendidas para fácil acesso não necessariamente dentro do aplicativo.