PrintNightmare: Falha grave no Windows recebe patch de segurança urgente

Foto de Marcus Vinicius
Por

Patch que corrige falha está disponível até para o Windows 7

Imagem de PrintNightmare: Falha grave no Windows recebe patch de segurança urgente

Foi encontrada uma falha crítica em todas as versões do sistema Windows que permite o acesso total ao computador através do serviço Windows Print Spooler (Spooler de Impressão do Windows). Essa vulnerabilidade foi chamada de PrintNightmare, e a Microsoft lançou dia 6 uma atualização de segurança de emergência de código KB5004945, que já está disponível para diversos sistemas Windows, incluindo o Windows 7, que deixou de receber suporte da Microsoft.

A vulnerabilidade de execução remota de código CVE-2021-34527 do Spooler de Impressão do Windows , permite que pessoas mal-intencionadas assumam os computadores ou servidores que contenham essa brecha, que afeta versões de 32 e 64 bits do sistema. Esta falha permite que alguém tenha privilégios de administrador no sistema, podendo instalar programas, ter acesso a dados e arquivos do computador, alterar ou excluir dados, além de poder criar contas com direito total de administração do sistema.

A correção do PrintNightmare

Se você assim como muitos está preocupado em corrigir essa falha o mais rápido possivel, a Microsoft já criou uma lista de páginas que explica como resolver em cada sistema operacional:

Para os sistemas não listados, mesmo que outras versões recentes do sistema, a Microsoft continua trabalhando para resolver o erro considerado gravíssimo.