Tipos de certificado SSL e suas diferenças

Certificado SSL - Entenda as diferenças de cada um

- 5 min de leitura
Tipos de certificado SSL e suas diferenças
Google News Telegram

Se você tem a intenção de investir em um e-commerce, não basta apenas contar com uma boa plataforma e seus complementos. A questão da segurança é um requisito fundamental para que a sua loja virtual seja bem sucedida. Hoje em dia muitas pessoas já preferem efetuar compras por meio de lojas virtuais, pois o e-commerce cada vez mais vem demonstrando ser mais prático e rápido.  Porém, e com razão, várias pessoas ficam preocupadas com a questão da segurança nas compras online.

Afinal, para efetuar tais transações é necessário fornecer dados importantes, tais como senhas e documentos, por exemplo. E são nesses casos que entra em cena o certificado SSL, para garantir a segurança dos seus clientes e também a sua.

Atualmente é praticamente impossível pensar na questão do comércio online sem pensar na presença do certificado SSL. Ele é tão relevante que hoje em dia empresas sérias, que oferecem hospedagem de site, disponibilizam em seus melhores planos esse protocolo.

Vale salientar que ao priorizar a segurança do seu site você, indiretamente, estará favorecendo o SEO, conferindo a ele mais credibilidade e melhores posições nas páginas de resultado do Google e outros sites de buscas.

SSL – Diferentes maneiras para manter a segurança

O termo SSL consiste nas iniciais de Secure Socket Layer. Essa “Camada de Soquetes Segura” é um mecanismo desenvolvido no ano de 1994, pela empresa Netscape. Por meio da utilização de criptografia, o protocolo SSL codifica os dados oriundos de uma conexão entre um navegador e o servidor de onde o conteúdo está sendo acessado. Essa conexão resulta em uma chave que apenas esses dois lados possuirão e que terá capacidade de decodificar os dados fornecidos e traduzi-los em informação legível.

Atualmente é possível contar com três tipos distintos de certificado SSL. São eles o de Validação do Domínio, Validação da Organização e Validação Estendida. Cada um deles conta com características próprias. Veja cada um deles a seguir:

Validação do Domínio

É o certificado SSL mais conhecido. Ele apresenta o nível básico de segurança e apresenta um custo bastante acessível. Em determinados casos, algumas empresas de hospedagem de site disponibiliza para os seus usuários de forma gratuita.

Por contar com o nível básico de proteção, ele é o mais recomendado para quem gerencia um blog pessoal ou um site institucional.

Validação de Organização

Pode-se afirmar que esse certificado SSL se trata de um nível intermediário, pois além dos elementos tradicionais de segurança ele também traz dados relevantes a respeito da organização, ou seja, da empresa, que porta o domínio.

Esse tipo de certificado é o mais recomendado para aqueles usuários que gerenciam uma loja virtual de porte médio, bem como para sites de determinadas empresas.

Validação Estendida

Dos três tipos esse é considerado o mais avançado. O nível de segurança dele é maior. Inclusive ele dá ênfase para o nome da empresa na URL antes do domínio.

A Validação Estendida é mais recomendada para lojas virtuais já consolidadas no mercado, bem como para sites de grandes empresas.

A distinção entre o certificado SSL e o SiteLock

O SiteLock, assim como o protocolo SSL, também consiste em uma ferramenta de segurança, sendo também apta para sites e lojas virtuais. No entanto, é válido destacar as diferenças entre eles.

Um ponto básico de distinção entre ambos é que o certificado SSL tem o intuito de proteger os dados que são compartilhados entre o visitante e o site.

Por outro lado, o SiteLock tem o objetivo de detectar em seu site ameaças, tais como ataques de hackers e malwares.

Para efetuar esse procedimento, o SiteLock realiza varreduras e é tão útil quanto o certificado SSL. Por essa razão, se você almeja contar com uma proteção completa, vale a pena poder contar com ambos.

O certificado SSL e a quantidade de domínios

A quantidade de domínios e de subdomínios que o certificado SSL pode proteger também é considerada um fator de identificação. Vaja a seguir como isso funciona:

Certificado SSL de Domínio único

Ele possibilita que só um domínio tenha condições de usar o certificado. Caso haja a necessidade de fazer a instalação em outro endereço ou subdomínio, é preciso obter uma nova licença.

Certificado SSL de Multidomínios

De acordo com o próprio nome, ele possibilita que vários domínios consigam usar o mesmo certificado. No entanto existe um limite para a quantia de domínios que podem ser inseridos no certificado.

Além disso, dependendo da empresa que o emite, essa quantidade pode sofrer variações.

Certificado SSL Wild Card

Ele também é conhecido como “Curinga”, e é o mais adequado para aqueles sites que contam com muitos subdomínios, pois ele pode ser utilizado em todos os subdomínios relacionados ao site principal.

Conclusão

A pauta da segurança faz toda a diferença para o êxito de um projeto na web, especialmente quando se trata de lojas virtuais. Ao garantir a segurança nas suas transações, você vai dar destaque para algo essencial a qualquer negócio.

Portanto, ao escolher um domínio para o seu projeto, bem como uma boa hospedagem de sites, lembre-se também de dar atenção para o certificado SSL.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode