Twitter se tornou exemplo de combate às Fake News, enquanto a grande mídia não diz nada a respeito!

No Brasil Twitter se tornou um exemplo de combate às Fake News, desmentindo de forma imparcial

- 2 min de leitura
Twitter se tornou exemplo de combate às Fake News, enquanto a grande mídia não diz nada a respeito!
Google News Telegram

O Twitter se tornou um exemplo de combate às Fake News, enquanto a grande mídia parece não abordar esse assunto. Recentemente, o Brasil passou a ter acesso às “Notas da Comunidade” do Twitter, um recurso que expõe grandes páginas e influenciadores por disseminarem informações falsas. Essa função colaborativa de verificação de fatos permite que os usuários cadastrados deixem notas em qualquer tweet. Se um número suficiente de colaboradores marcar a nota como útil, ela será exibida publicamente para todos verem.

Esse recurso acaba com um dos maiores problemas das verificações de fatos, que é a imparcialidade. No Brasil, muitos “Checadores de fatos” parecem ignorar um lado e favorecer outro. Com a adição do novo recurso no Twitter brasileiro da era Elon Musk, qualquer pessoa pode denunciar informações falsas adicionando uma nota da comunidade, na qual é possível incluir um ou mais links confiáveis para verificar a informação.

Grandes influenciadores, como Felipe Neto, uma das páginas mais influentes do Brasil, como a Choquei, e até mesmo políticos já receberam notas da comunidade em suas publicações.

O recurso de verificação de fatos tem recebido elogios de muitas pessoas no Twitter e em outras redes sociais. Alguns usuários até brincam com a situação, postando prints de celebridades e grandes páginas sendo afetadas pelo recurso, e comentando “Já agradeceram o papai Elon Musk hoje?“. Imagina só se essa funcionalidade se estende para o Facebook e outras redes sociais?

Seria interessante ver uma abordagem mais colaborativa na verificação de informações nessas plataformas também. Seria um passo importante para combater as Fake News e promover um ambiente mais confiável para os usuários.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode