Youtube: Atitude de remover os dislikes é repudiada com dislikes

Foto de Marcus Tavares
Por

Usuários da plataforma não se contentaram com atitude da empresa

Imagem de Youtube: Atitude de remover os dislikes é repudiada com dislikes
Anúncio

Já foi noticiado que o Youtube vai deixar de mostrar a contagem de dislikes para o público, e sua atitude gerou uma enxurrada de dislikes enquanto ele ainda não removeu a opção. A maior parte da comunidade do Youtube, e principalmente dos criadores de conteúdo se sentiram sufocados pela atitude da plataforma de videos. Os números não mentem, e o vídeo do Youtube que anuncia a mudança do dislikes foi altamente negativado. A contagem na hora e data da publicação dessa matéria é de 50 mil dislikes contra 10 likes no conteúdo do vídeo.

Atitude seria antidemocrática e prejudicial para todos

Vivemos em mundo que ama pregar a democracia e liberdade de expressão não é mesmo? No entanto algo abordado por pelos criadores de conteúdo que são contra a nova atitude do Youtube, aborda como a proliferação de conteúdo enganoso e toxico tomará conta da plataforma com a remoção da contagem de cliques no botão “Não gostei“.

A contagem de dislikes era um recurso primordial para saber se o conteúdo de um vídeo era realmente seguro, vantajoso, objetivo e falava a verdade. Visto que os comentários podem ser facilmente removidos pelo criador do vídeo, a contagem de “Não gostei“, era a única forma de se precaver de conteúdo falso, prejudicial, e inclusive da disseminação de fake news. Isto pois ao se confrontar com um alto numero de dislikes, os usuários tendem a procurar outra fonte de conteúdo para averiguar se o assunto abordado no vídeo é digino de confiança.

Um comentário de maior destaque no vídeo explicativo sobre a remoção dos dislikes diz:

“Esta atualização só vai aumentar o spam / brindes falsos etc. Seja honesto, isso não é para “pequenos criadores”, é para empresas / agências governamentais que querem ser capazes de mentir e controlar o que é “curtido”. Eu adoro como antes de os números de antipatia serem desativados hoje, ele mostra 8 mil curtidas e 33 mil curtidas, em breve só mostrará as curtidas…. E o YouTube ainda irá ignorar todos os comentários neste vídeo e todas as outras redes sociais” – Traduzido do inglês

E você o que achou da atitude do Youtube? Será que existe um jeito de fazer as grandes empresas voltarem a ouvir as preferencias da maioria que realmente dão lucro para elas?

Categorias