O que é ser cancelado?

Foto de Marcus Tavares
Por

Entenda o que é uma pessoa ser cancelada na internet

Imagem de O que é ser cancelado?
Anúncio

Ser cancelado na internet significa que diversas pessoas, perfis, portais ou outros canais passaram a desaprovar uma pessoa por alguma atitude. Os cancelamentos são aplicados de acordo com as idéias de grupos. Por exemplo o que agrada um grupo de pessoas pode não agradar outro grupo. No entanto o cancelamento pode ser aplicado de maneira errônea, bastando um digital influencer pedir para seus seguidores para condenar a atitude de alguém. Mas alguns cancelamentos partem por pessoas que naturalmente comprovaram uma atitude ruim de uma pessoa (normalmente famosa ou popular), e decidem usar meios de desaprovação para mostrar repudio a atitude de uma pessoa.

Um caso recente de cancelamento diz respeito a Ivete Sangalo, cantora brasileira que proferiu uma série de palavras de baixo calão em um show, e passou a ser alvo de críticas nas redes sociais, onde anúncios com o rosto da cantora passaram a serem criticados e receberam reações negativas dos participantes de redes sociais. Esse cancelamento é considerado bem aplicado.

Um caso de cancelamento que pode ser considerado um tanto estranho e errôneo diz a respeito da Cantora internacional Adele, que foi atacada com ódio apenas por dizer que tem orgulho de ser mulher. Algo que é super natural entre as mulheres. Noticiários especulam que o ataque a cantora foi feito depois de um integrante de uma tribo social pedir que seus seguidores “cancelassem a cantora”. No entanto pessoas que não apoiam a atitude desse grupo, defenderam a cantora.

Como cancelar alguém na internet?

Cancelar alguém na internet exige ter poder diante de uma massa de pessoas que pensam igual a você ou te seguem cegamente, como no caso dos ditais influencer e outros famosos. Essas pessoas tem o poder de impor suas idéias sejam elas certas ou erradas a uma massa de pessoas, e tecnicamente ditar a maneira de agir e de pensar dessas pessoas. Dessa forma podem dizer para seus seguidores atacarem um perfil de uma rede social de alguém que pense diferente dele.

O que é cultura do cancelamento?

O termo “cultura do cancelamento” é um tanto vago, pois o que pode ser errado em uma localidade ou cultura pode ser certo para outra. Mas o termo diz respeito a uma cultura social que visa denegrir a imagem de uma pessoa que não age como um grupo social gostaria.

Muitas vezes a cultura do cancelamento é usada para derrubar bons costumes, e trazer apoio a questões duvidosas que são apoiadas por pessoas que gostariam de sentir menos desaprovadas praticando tais atos que são vistos com repúdio por uma sociedade. Esses são os considerados lacradores e militantes, que querem calar a boca de outros.