Durante o surto de Coronavírus o Facebook parece uma terra sem leis!

Facebook não está apagando postagens que vão contra as suas próprias regras

Imagem de Durante o surto de Coronavírus o Facebook parece uma terra sem leis!

Durante o período do de isolamento pelo novo coronavírus é preciso ficar atento ao uso de redes sociais como o Facebook. Já não é novidade que a rede social nem sempre responde nossas denuncias de forma satisfatória para todos. No entanto mesmo coisas estritamente proibidas na rede social estão passando despercebidas mesmo diante de denuncias.

Fizemos o teste denunciando duas coisas totalmente proibidas na rede social, que são a venda de drogas, armas ou produtos cuja venda é regulamentada, e nudez. O resultado foi que o Facebook não pode dar uma resposta sobre o julgamento da publicação, mas aparentemente retornou com uma mensagem automática que esclarece o motivo de não poder tomar uma ação no momento.

A mensagem dá a entender que o time de análise do Facebook não está dando conta de analisar as denuncias, pois está com time de funcionários  reduzido para analisar as denúncias. No caso das duas publicações denunciadas a resposta foi a mesma a seguir:

Não foi possível priorizar a sua denúncia

Tal como aconteceu com muitas pessoas e organizações em todo o mundo, o Facebook também foi afetado pelo surto de coronavírus (COVID-19). No momento, temos menos funcionários disponíveis para analisar as denúncias.
É nosso desejo garantir que ainda possamos analisar e remover os conteúdos mais prejudiciais o quanto antes. Por isso, estamos priorizando o que é analisado por nossa equipe. Não é possível priorizar todas as denúncias e submetê-las à análise de nossa equipe.
Compreendemos que isso pode ser frustrante, mas queremos que todos fiquem tranquilos: temos tecnologia preparada para remover conteúdo no Facebook que vá contra nossos Padrões da Comunidade. Usaremos sua denúncia para melhorar essa tecnologia.
Por fim, é nosso desejo garantir que você saiba: há outras medidas que você pode tomar caso encontre algo ofensivo ou desagradável no Facebook:
Ocultar o conteúdo.
Deixar de seguir a pessoa ou a Página.
Bloquear a pessoa ou a Página.
Manter o Facebook seguro é importante para todos nós. Agradecemos por usar seu tempo para nos enviar uma denúncia.”.

Deveras temos um outro problema durante o período de isolamento, que torna um dos poucos ambiente de descontração um tanto mais inseguro. Infelizmente não sabemos o que esperar encontrar na rede social durante esse período, o que pode colocar a segurança do uso da rede social em uma duvida ainda maior.