Seletronic

O que é Clickbait? E porque leitores odeiam isso!

Conheça a isca da era tecnológica na internet! E veja alguns exemplos de como são os Clickbait's!

Imagem de O que é Clickbait? E porque leitores odeiam isso!

O Clickbait é um problema que tem tomado conta da internet. Clickbait foi o nome atribuído para matérias com títulos tendenciosamente criados apenas para atrair o maior numero de pessoas para um conteúdo que na maioria das vezes é totalmente fútil, ou não tem praticamente nada no que o titulo insinua.

Se procurarmos o significado mais robusto de Clickbait encontraremos alguma tradução para o português como isca de cliques ou caça-clique. Além de imagens como a de destaque logo a baixo. Sites de tecnologia e noticias hoje no Brasil são os mais famosos por utilizar essa pratica que visa apenas gerar algum lucro para o site através das visitas, sem se importar com a qualidade do conteúdo, ou com a credibilidade do conteúdo do site. Isto tem incomodado simplesmente milhares de leitores todos os dias, e com péssimos resultados para os sites que usam o Clickbait  como forma de atrair mais visitas para o site. Pois na maioria das vezes as vitimas deixam de seguir a página.

Como é jogada a isca de clique?

Sites com grande numero de seguidores em rede sociais, principalmente no Facebook, e Twitter, criam links para suas matérias com titulo enganoso, de duplo sentido ou até mesmo com imagens que não estão relacioandas ao conteúdo da matéria. Exemplos de Clickbait :

  • Você não vai acreditar!
  • Saiba Mais!
  • Isso pode mudar a sua vida!
  • Você nunca mais vai querer fazer isso se ler essa matéria!
  • Veja isso antes de…
  • Você pode se arrepender se não fizer isso!
  • Como uma pessoa perto de você ganhou rios de dinheiro trabalhando poucas horas por dia!
  • Mãe assusta médicos ao perder muitos KG com um segredo pessoal!
  • Uma pessoa fez algo e olha o que aconteceu!

Além de títulos totalmente enganosos, na maioria das vezes feito apenas para atrair leitores com cede de informação, no final de alguns conteúdos, depois de muita enrolação, o criador do conteúdo ainda pode te passar a informação que você procurava apenas se conseguir algo em troca. Como cadastro do seu e-mail em uma lista, a compra ou o download de uma revista, ou arquivo em PDF.

meme do Clickbait

Um dos memes mais compartilhados sobre o Clickbait – (Clickbait , Clickbait por toda a parte!)

Os métodos de Clickbait de grandes sites como portais de noticias tecnológicas, politica e sites de fofoca, já são diferentes. Por não terem assuntos importantes para publicar no dia, resolvem criar ou até mesmo recriar matérias sem nenhum valor informativo para seus leitores com títulos chocantes como os exemplos a cima, e imagens fortes como miniatura de previa do conteúdo ao compartilhar em redes sociais.

Esta suposta “técnica de markenting”, sempre foi utilizada desde de muito tempo atrás. Onde bancas de revistas, e prateleiras de supermercado contém exemplares de revistas com títulos chamativos, e de conteúdo sem valor. Ainda existe aqueles videos do Youtube com títulos ou miniaturas surpreendentes, e quando assistimos, não tem nada do que esperávamos!

E você? Conhece algum portal de tecnologia mestre em técnicas Clickbait?

Conhece algum outro jeito que sites usam para atrair a atenção dos leitores de forma errada?

 

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo