O que é Custom ROM

As custom roms estão presentes para trazer benefícios incontáveis para diversos dispositivos

Imagem de O que é Custom ROM

Custom ROM é um sistema que sofreu modificações de qualquer especie, e que não tem mais o mesmo padrão de fabrica. A um sistema não modificado chamamos de Stock ROM, e a um sistema/firmware que teve qualquer alteração, seja estética ou funcional chamamos de Custom ROM, ou ROM personalizada em português.

Qualquer sistema de qualquer dispositivo pode receber um modificação de sistema, e deixar de ser Stock, seja um vídeo game, um computador, uma impressora, um roteador, e principalmente um celular.

Na atualidade os celulares e tablets são os que mais contam com opções de personalização do sistema, sendo os dispositivos com sistema operacional Android os principais. No entanto modificações de sistemas operacionais como o Linux e o Windows já estão presentes antes mesmos da citação de uma modificação em um sistema Android.

Qual o objetivo da personalização dos sistemas

Os sistemas modificados ao qual chamamos de Custom ROM’s tem como objetivo trazer novas funções ao sistema ou ao dispositivo, novos temas personalizados e principalmente no caso dos celulares de tablets atualizações não oficiais que tornam o aparelho compatível recursos recentes depois que a fabricantes para de dar suporte a atualizações do produto.

Um bom exemplo seria um celular da Samsung que possui um bom desempenho devido ao seu Hardware, mas que possui um sistema Android muito antigo que não é compatível com a instalação de jogos e aplicativos mais recentes, ou que não seja perfeitamente otimizado para o usuário. Mas alguém resolve intervir e criar uma atualização não oficial do sistema Android para esse mesmo aparelho, para que ele se torne compatível com os novos jogos e aplicativos, ou tenha mais funcionalidades.

Outro caso muito comum da personalização de sistemas é quando alguma empresa, como por exemplo uma operadora adiciona no sistema diversos aplicativos para impor a sua marca. Onde esses aplicativos apenas ocupam espeço desnecessário, limitando o usuário de armazenar mais coisa do seu interesse. Então alguém cria uma versão limpa desse mesmo sistema tirando recursos desnecessários que não podem ser desinstalados pelo usuário. Note que isto também é observado em muitos outros sistemas, não apenas os mobile. Um caso muito comum disso é o Sistema operacional Windows da Microsoft, onde existem diversas versões onde são retirados recursos desinteressantes para determinados usos, sendo essas versões comumente chamadas de Widows Light, pois ocupam menos espaço em disco.

Personalização para maior desempenho

Outro caso que beneficia e muito pessoas que gostam de jogos digitais, são sistemas otimizados para melhorar o desempenho do aparelho em jogos, e em outros aplicativos que precisam de um hardware mais potente. Nesses sistemas precisamente modificados para trazer maior desempenho, jogos e aplicativos que antes não funcionavam no sistema implementado de fabrica, agora podem ser usufruídos da melhor maneira imposta pelo Hardware.

Por isso hoje observarmos muitas Custom ROM’s do sistema Android para celulares que tem como objetivo melhorar o desempenho do aparelho em jogos, visto que a obsolescência programada do sistema operacional é um dos fatores que mais prejudicam bons aparelhos com bom Hardware.

Observação importante: É importante considerar que usar um aparelho alem dos limites impostos pela fabricante pode diminuir a vida útil do aparelho, já que isto exige mais do que o Hardware pode aguentar. Alem disso ROM`s de aparelhos portáteis feitas para o melhor desempenho costumam acelerar o descarregamento da bateria.