O que é Stock ROM?

Foto de Marcus Vinicius
Por

Stock ROM é um termo muito utilizado no mundo dos celulares e tablets e você precisa saber o que é

Imagem de O que é Stock ROM?

Stock ROM é o sistema ou firmware original de fabrica de um determinado modelo de dispositivo. Sendo ROM o sistema operacional em si, que foi instalado pelo fabricante, como por exemplo um notebook que vem um sistema operacional Windows pré instalado, um Play Station que vem com o seu sistema de fábrica para rodar jogos, ou um celular da Motorola que tem originalmente de fábrica o sistema operacional Android. A qualquer sistema operacional vindo de fabrica chamamos de Stock ROM, ROM de fabrica ou Firmware Stock.

Instalar a ROM Stock

Muitas vezes o sistema operacional pode apresentar erros com o tempo, depois de fazer uma atualização, ou por conta de algum erro de software. Ainda pode ser que o usuário tenha modificado algo no sistema e isso não tenha ficado como esperado. Neste caso o usuário vai reinstalar a Stock ROM, ou seja, reinstalar o sistema de fabrica do dispositivo.

Isto é muito comum principalmente em celulares e tablets, quando o usuário instala uma Custom ROM e se arrepende, ou quando o celular começa a apresentar falhas que não são resolvidas nem mesmo depois de executar um Hard Reset.

Resumindo Stock ROM

Uma Stock ROM ou Firmware é um software oficial desenvolvido pelo fabricante de um dispositivo. Isto significa que esse sistema não teve qualquer alteração de design ou funcional, e o código é o mesmo desenvolvido pelo fabricante do dispositivo. Ao comprar um celular novo por exemplo ele já vem com uma Stock ROM, fornecido pelo fabricante do dispositivo.