O que é DLSS?

Entenda o que é DLSS (Deep Learning Super Sampling)

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O que é DLSS?
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Já ouviu falar de DLSS nas placas de vídeo NVIDIA? A indústria de jogos tem testemunhado avanços notáveis no campo da renderização gráfica em tempo real. E uma dessas inovações é o DLSS (Deep Learning Super Sampling), uma tecnologia desenvolvida pela NVIDIA que tem transformado a forma como os jogos são visualmente processados, gastando menos recursos de processamento. Neste artigo, vamos explorar o que é o DLSS, como funciona e por que tem sido tão impactante para a experiência dos jogadores.

O que é o DLSS?

O DLSS, ou Deep Learning Super Sampling, é uma técnica de renderização gráfica que utiliza aprendizado de máquina e inteligência artificial para aprimorar a qualidade da imagem em jogos. Ao empregar algoritmos complexos de deep learning, o DLSS permite a renderização de imagens em uma resolução menor e, posteriormente, a aplicação de um upscaling inteligente para alcançar uma qualidade visual semelhante à renderização nativa em resoluções mais altas.

A ideia por trás do DLSS é renderizar inicialmente uma imagem em uma resolução menor e, em seguida, usar algoritmos de deep learning para aplicar uma técnica de upscaling que aumenta a resolução para o tamanho desejado. O resultado é uma imagem que parece ter a mesma qualidade que se fosse renderizada nativamente na resolução alvo, mas com um custo de processamento significativamente menor.

Essa tecnologia é especialmente valiosa em jogos que suportam ray tracing, uma técnica de renderização avançada que simula os caminhos dos raios de luz em um ambiente 3D para criar efeitos visuais mais realistas. O DLSS ajuda a manter altas taxas de quadros por segundo (FPS) ao utilizar ray tracing, o que pode ser bastante intensivo em termos de recursos de hardware.

As versões da DLSS 

Ao longo dos anos, a NVIDIA tem liderado a vanguarda da inovação em gráficos com sua tecnologia DLSS. Com três gerações distintas, cada uma representa um marco na evolução da renderização em tempo real. Vamos explorar cada uma delas, começando pelo pioneirismo do DLSS 1, seguido pela generalização do DLSS 2 e, por fim, a revolução trazida pelo DLSS 3. Cada uma dessas versões possuem sub versões com alguns aprimoramentos. Cada iteração trouxe avanços significativos, moldando a forma como experienciamos os jogos modernos, mas vamos nos concentrar nas versões de base:

DLSS 1

O DLSS 1, primeira iteração do Deep Learning Super Sampling, marcou um ponto de virada na renderização gráfica. Introduzido pela NVIDIA, este avanço tecnológico utilizou inteligência artificial para redefinir a renderização em tempo real. Ao renderizar menos pixels e aplicar IA para criar imagens nítidas e de maior resolução, o DLSS 1 ofereceu uma nova abordagem para equilibrar desempenho e qualidade visual.

DLSS 2

O DLSS 2 representou um aprimoramento significativo na tecnologia. Ao implementar uma rede neural generalizada, esta versão conseguiu adaptar-se a uma ampla gama de jogos e cenários sem a necessidade de treinamento específico por título. Com a inclusão de 216 jogos e aplicações, o DLSS 2 rapidamente se tornou um padrão na indústria, proporcionando uma experiência visual aprimorada.

DLSS 3

O DLSS 3 marca a mais recente evolução na renderização gráfica em tempo real. Esta nova geração combina super-resolução, geração de frames otimizada e a tecnologia de baixa latência do NVIDIA Reflex. Ao multiplicar o desempenho em até quatro vezes em relação à renderização bruta, o DLSS 3 redefine a experiência de jogo. Impulsionado por Tensor Cores e o acelerador óptico de fluxo da arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, o DLSS 3 leva os gráficos neurais a um novo patamar.

Cada versão do DLSS representa um passo significativo na busca pela renderização gráfica de alta qualidade em tempo real. Desde sua estreia até a revolução trazida pelo DLSS 3, a NVIDIA continua a moldar o futuro dos gráficos de jogos.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
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