O que é Fonte Modular? Tudo sobre
Entenda sobre sobre as fontes que permitem configurar o computador de maneira mais organizada e segura
No mundo do hardware, novos termos são constantemente introduzidos para designar tecnologias, processos e até estilos de configurações. Um desses termos é “modular”, atribuído a fontes de alimentação. A modularidade, que se refere à composição por módulos, tem raízes na arquitetura grega e romana, permitindo que sistemas sejam facilmente adaptados e reconfigurados para atender às necessidades específicas de cada usuário. Seguindo esse conceito, as fontes modulares podem ser personalizadas conforme as necessidades do usuário, como veremos a seguir.
Content
O que é Fonte Modular?
Uma fonte modular é uma fonte que permite um melhor gerenciamento dos cabos dentro do gabinete, visto permitem que sejam acoplados a fonte apenas os cabos que precisamos utilizar. Essa melhor organização é eficiente para melhorar o resfriamento interno do gabinete, e facilita a instalação e remoção de outros periféricos. As fontes modulares são classificadas em semi-modular e full-modular, de acordo com a possibilidade de remover todos ou alguns cabos, veja a seguir:
Fonte Semi-modular
As fontes semi-modular são aquelas onde alguns cabos ficam ligados ao circuito interno da fonte sem a possibilidade de serem removidos, como o cabo principal de 24 pinos, o PCI e o de 8 pinos que alimenta o processador. No entanto os demais cabos podem ser removidos, e recolocados de acordo com a necessidade.
Fonte Full-modular
As fontes full-modulares são aos fontes onde é possivel remover todos os cabos da fonte, sem exceção. Tornando mais pratico o manuseio e a instalação na hora de fazer o Cable Management.
Qual as vantagens das fontes modulares?
As fontes modulares alem de garantir uma boa estética ao computador e um bom Cable Management, também permitem uma melhor circulação de ar dentro do gabinete, que por sua vez melhora um pouco o resfriamento do hardware, e um bem resfriamento aumenta o tempo de vida útil de alguns componentes.
Outa vantagem desse tipo de fonte é que elas permitem acesso rápido e fácil aos periféricos internos, pois devido a possibilidade de um melhor Cable Management, e se esse for feito adequadamente fica mais fácil remover ou instalar novos periféricos.
Fonte modular vale a pena?
Sim as fontes modulares valem a pena, pois permitem a melhor organização dos cabos dentro do computador, melhorando a ventilação interna, isso auxilia na redução da temperatura dos componentes, aumentando a vida útil deles. Isto significa que seu hardware vai permanecer funcionando por mais tempo, o que é uma vantagem quando quiser vender para comprar outro, ou para manter os mesmo componente funcionando por mais tempo. Por estes motivos, mesmo que seja mais cara, uma fonte modular vale apena.
Qual fonte é melhor? Modular ou semi-modular?
A qualidade da fonte de alimentação depende dos componentes eletrônicos que a confeccionam. No entanto uma fonte Full-modular pode ser trazer mais vantagens em relação a uma fonte semi-modular na hora de ser instalada ou removida, devido a possibilidade de poder acoplá-la sem nenhum cabo, e depois colocar apenas os cabos necessários.
Como saber se a fonte é modular?
Para saber se a fonte é modular basta ver se a fonte possui alguns cabos que são “destacáveis”. Se todos os cabos são destacaveis, ou seja, você pluga na fonte apenas os cabos que irá usar, essa é um fonte full-modular. Se apenas alguns cabos podem ser destacados, alem do cabo de alimentação é uma fonte semi-modular.
Prós e Contras das Fontes Modulares
Para ficar ainda mais claro as vantagens de desvantagens de obter uma fonte modular, veja a tabela a seguir:
Prós | Contras |
---|---|
Melhor organização dos cabos | Um pouco mais cara que as fontes normais |
Melhora a ventilação interna | Você pode esquecer on guardou os cabos quando precisar deles |
Melhora a estética | |
Aumenta a vida útil dos componentes | |
Acople apenas os cabos que precisar |