Você sabe o que são os carros e motos tumulto no Facebook? Neste artigo vamos falar sobre a compra e venda de veículos fora da lei que podem ser facilmente encontrados na rede social, e os perigos para quem compra e vende esse tipo de veículo.

O que são carros e motos tumulto?

Veículos tumulto são veículos com documentos em atraso, multas e até mesmo carros e motos sem documentação, e em alguns casos de procedência duvidosa. Os chamados tumulto podem ter origem até mesmo criminosa, e podem ser encontrados facilmente no Facebook, que não oferece uma opção eficaz para denunciar esse tipo de anúncios na rede social.

Sem nenhum controle, o Facebook possui centenas de grupos voltados para a venda de veículos com irregularidades, onde pessoas publicam anúncios de venda de veículos caros a um preço totalmente baixo e duvidoso. Entre os mais anunciados estão carros com documentos vencidos, mas também existem carros financiados em nomes de laranjas.

O jornal Estado de Minas, em 2011 publicou um matéria sobre o esquema aconselhado pelos especialistas em compra e venda desses tipos de veículos. Na matéria o jornal fala de casos onde os compradores interessados precisam até mesmo combinar a documentação da compra do carro em nome de viciados em drogas. No entanto no Facebook é possivel encontrar ainda com mais facilidade carros prontos para a venda até mesmo sem documentos, ficando a total responsabilidade dos compradores, que na maioria sabem do que se trata.

Centenas de grupos em uma única pesquisa

Se você pesquisar no Facebook usando o termo de busca “carro tumulto“, ou “moto tumulto“, vai encontrar centenas de grupos de venda com milhares de membros, onde os grupos são intitulados com a palavra”Tumulto“, e qualquer um pode anunciar ou procurar vendedores de veículos fora da lei.

Alguns anúncios vendem veículos sem documentos, ou com os chamados “documentos em branco“.

Os perigos para quem vende e para quem compra

Caso o esquema seja flagrado, os vendedores podem ser indiciados por estelionato e uso de documentos falsos. Para esse crime as penas vão de um a cinco anos de prisão para cada crime cometido além da multa. Já os compradores podem responder judicialmente pelo crime de receptação e correm o risco de serem presos, com pena que varia de um a quatro anos de prisão e pagamento de multa. Esse dados são do criminalista Raimundo Cândido Júnior, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), em artigo publicado pelo Vrum (“O golpe do carro alienado“).

Outro perigo que podemos destacar é que quem compra esse tipo de veículo na intenção de sair na vantagem, sabe que está se relacionando com pessoas acostumadas a agir fora da lei, e que correm o risco de sair sem o carro e sem o dinheiro, sendo vitimas de uma emboscada.