Imagem de Computador liga e monitor não exibe imagem. Veja o que fazer!
0

Você liga o computador normalmente mas não aparece a imagem no seu monitor! Este problema apesar de estranho é muito comum, e na maioria das vezes é super fácil de resolver. No entanto existem diversos motivos que fazem o computador não exibir imagem na tela. Vamos analisar as principais razões disso acontecer, e como resolver em cada caso, com uma explicação simples e passo a passo.

Como vamos explicar muitos motivos e como resolvê-los, vamos começar desde o motivo mais óbvio, até os mais difíceis de descobrir.

1. Verifique se existe uma conexão entre o monitor e o computador

Um dos primeiros passos que devemos tomar com toda certeza é verificar se o monitor está corretamente conectado ao computador, e para isso devemos verificar as duas pontas do cabo VGA, DVI, HDMI ou outro que faça a conexão entre o computador e o monitor. Reaperte o cabo em suas pontas e verifique se o monitor volta emitir sinal.

Normalmente problemas com o cabo acontecem quando o gabinete é frequentemente empurrado em direção a parede, ou mesmo quando o monitor fica sendo trocado de lugar constantemente. Assim o monitor exibe uma mensagem de Sem Sinal, ou em inglês No Signal ou outra mensagem que mostra que o monitor não está recebendo qualquer sinal.

O que pode ocorrer também é que o cabo seja danificado, por isso é bom fazer o teste com outro cabo VGA, HDMI, o outro cabo de conexão que você usa para passar a imagem do computador para o monitor. Se necessário, caso não possua outro cabo, tente conseguir um emprestado.

2.Verifique se está tudo certo com a sua placa de vídeo

Outro problema muito comum de acontecer é a placa de vídeo ficar mal encaixada. Isso acontece quando a placa não é fixada corretamente com um parafuso, ou quando por algum motivo o cabo conectado a placa é forçado, fazendo com que a placa de vídeo seja deslocada.

Caso isso aconteça é necessário desligar o computador completamente, incluindo a tomada, e fixar novamente a placa de vídeo em seu devido lugar, fazendo o aperto do parafuso que prende a placa ao gabinete.

Se mesmo assim não funcionar, e o seu computador tiver outra saída de vídeo onboard (Saída de vídeo fixa na placa mãe), faça um teste e veja se essa saída de vídeo está funcionando.

Caso a saída padrão da placa mãe esteja funcionando e a saída de vídeo da placa de vídeo não esteja funcionando, pode significar que a placa de vídeo esteja com problemas, o que é comum quando a placa de vídeo fica mal encaixada e o computador é ligado, o que pode levar a placa a ser danificada permanentemente por conta de curto circuito. Se isso acontecer pode ser necessário fazer reparos técnicos na placa de vídeo, ou mesmo comprar uma nova.

Caso disponha de outra placa de vídeo compatível com seu computador, ou conheça alguém que pode te emprestar uma, é uma boa ideia fazer um teste com essa outra placa.

3.O problema também pode ser na memória RAM

Outra peça que costuma dar problemas para exibição de imagem no monitor é a tão famosa memória RAM. Apesar de na maioria das vezes quando este componente do sistema apresenta defeitos, o computador emita um bip, nem sempre isso acontece. Por isso jamais descarte a hipótese do problema de vídeo está relacionado a memória RAM, ainda mais se você já ter testado o seu monitor e o cabo de outra forma, e também tem certeza de que está tudo certo com sua placa de vídeo.

Com toda certeza você já ouviu falar em limpar a memória RAM com uma borracha. Coisa que já foi explicado aqui no Fórum Seletronic. Então outra forma de resolver esse problema de não ser exibido nenhum sinal de vídeo no seu monitor, é fazendo a limpeza das suas memórias com borracha.

Para fazer a limpeza das memorias, com seu computador desligado destrave as memórias, retire-as sem encostar a mão nas partes metálicas, e passe uma borracha nos terminais de contato da memória em ambos os lados.

Caso o problema continue, e você possua duas memórias, faça o teste e veja se o computador consegue ligar normalmente e exibir imagem com apenas uma delas. Caso o computador volte a funcionar com apenas uma memória pode significar que a outra esteja queimada. E neste caso será necessário usar apenas uma por enquanto, e fazer a troca da memoria com defeito.

Caso você possua apenas uma memória, seria bom conseguir uma outra emprestada para poder fazer um teste.

4.O monitor também pode estar estragado

Assim como qualquer outro componente do computador, os monitores também podem apresentar diversos defeitos. Apesar de muito raramente apresentarem defeitos, o que depende também da marca e do modelo, não descarta a hipótese do problema ser em seu monitor.

Da mesma forma que ao mover demais o gabinete monitor pode causar problemas no cabo, problema também pode ocorrer na solda dos componentes eletrônicos dentro do monitor, em alguns casos até mesmo a iluminação do monitor pode ser afetada com o tempo de uso.

Tempestade e descargas elétricas também podem causar danos em qualquer componente eletrônico.

Desta forma para descobrir se o problema é no monitor, o correto é colocar outro monitor em seu computador para verificar se ele recebe a imagem corretamente do seu computador. Dessa forma você vai saber se o problema está no computador ou no monitor.

Dica Extra: Caso seu monitor esteja com a tela preta, mas esteja ligando os leds, pode ser que a iluminação do seu monitor esteja com problemas (Coisa comum em monitores LCD). Utilizando uma lanterna, veja se é possível enxergar qualquer sinal de imagem na tela. Caso você consiga ver alguma imagem isso significa que iluminação do seu monitor está afetada, e muito provavelmente vai precisar mandar esse aparelho para uma assistência técnica.

No mundo da informática tudo pode acontecer, até porque somos vitimas da obsolescência programada e pode ser que o seu problema seja diferente dos citados acima, por isso que assim uma das soluções apresentadas acima resolva seu problema não deixa te fazer uma pergunta no nosso fórum.