Depois de alguns rumores a Microsoft finalmente oficializou que haverá o lançamento da versão 11 do sistema operacional Windows. Segundo o diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, o Windows 11 é o mais seguro até agora. E como já podemos ter em uma prévia essa versão do Windows adotou um visual mais minimalista como nós veremos a seguir.

O novo visual do Windows 11

O Windows 11 ganha uma aparência modernista que pode ser comparada ao projeto Windows 10x que foi descontinuado pela empresa.

Na área de trabalho podemos notar o menu iniciar centralizado totalmente diferente das versões anteriores do Windows onde este menu ficava à esquerda.

Adotando padrões atuais as janelas da interface do sistema agora conto com bordas mais arredondadas, além da nova aba chamada Widgets onde é possível conferir notícias, previsão do tempo, calendário, fotos e outras coisas importantes.

O sistema também inclui uma integração de serviços da empresa tais como videochamadas Teams diretamente na barra de tarefas, e o aplicativo do Xbox.

Perguntas frequentes sobre o Windows 11

Com esperado lançamento oficial to Microsoft Windows 11, muitas perguntas surgem sobre o assunto. Recolhemos as principais perguntas e respostas no site da Microsoft e aprimoramos algumas respostas para facilitar ainda mais. Veja:

Qual é a diferença entre o Windows 10 e o Windows 11?

O Windows 11 tem todo o poder e segurança do Windows 10 com uma aparência reprojetada e renovada alem de vir com novas ferramentas, sons e aplicativos. Cada detalhe foi considerado para trazer a você uma experiência inovadora em seu computador.

Quando posso comprar um computador que vem com o Windows 11 pré-instalado?

Computadores com Windows 11 pré-instalado estarão disponíveis ainda este ano, e você pode acompanhar aqui no site.

Para ver opções de compra, acompanhe essa página: Onde comprar computador com Windows 11?

Quanto custa um computador com Windows 11?

Isso depende muito. Cada fabricante oferece uma variedade de dispositivos que executam o Windows 11, todos com preços diferentes de acordo com suas funções e hardware.

Onde posso comprar um computador com Windows 11?

Os computadores que vêm com o Windows 11 pré-instalado vão estar disponíveis ainda esse ano por muitos varejistas, e vamos postar aqui na Seletronic alguns modelos bons e de boa configuração.

Meus acessórios funcionarão com o Windows 11?

Se seus acessórios já funcionavam no Windows 10 e atendem aos requisitos do Windows 11, eles deverão funcionar com o Windows 11. Mas para ter certeza você pode verificar com o fabricante do acessório.

Quero comprar um computador agora, poderei instalar o Windows 11 mais tarde?

Muitos dos computadores com Windows 10 vendidos atualmente serão capazes de fazer upgrade para o Windows 11. Mas para que o computador seja capaz de fazer upgrade para o Windows 11, ele deve atender às especificações mínimas de hardware do Windows 11, e alguns hardwares específico são necessários para poder usar alguns recursos da nova versão do Windows. Segundo a Microsoft o plano de implementação de upgrade para o Windows 11 ainda está sendo finalizado, mas isto está programado para começar no final de 2021 dando continuidade em 2022. O tempo específico varia de acordo com o dispositivo.

Como posso saber se um novo computador com Windows 10 atende aos requisitos mínimos?

Existem varias maneiras de obter essa informação. Caso esteja comprando um novo computador ou notebook, procure “Upgrade gratuito para Windows 11” em uma etiqueta informativa do dispositivo. Além disso você pode pedir essa informação diretamente ao fabricante através do site dele. Outra forma é perguntar no Fórum Seletronic na parte relativa ao sistema Windows.

Quando poderei fazer upgrade para o Windows 11 no meu dispositivo Windows 10?

Se seu computador com sistema Windows 10 já estiver na ultima versão do Windows 10 e atender às especificações mínimas de hardware do Windows 11, ele será capaz de fazer upgrade para o Windows 11. Nem todos os computadores com Windows 10 qualificados para upgrade para o Windows 11 serão oferecidos para upgrade ao mesmo tempo. Para saber se seu computador é elegível para upgrade, baixe e execute o aplicativo PC Health Check. Desta forma quando a distribuição do upgrade começar, você vai poder verificar se ela está pronta para o seu dispositivo acessando Configurações/Windows Updates.

Quais são os requisitos mínimos de hardware para Windows 11?

Os requisitos mínimos de hardware estão disponíveis aqui: Requisitos para executar o Windows 11

Como saber se meu computador com Windows 10 atual atende aos os requisitos mínimos de hardware para Windows 11?

Para saber se seu computador atual atende aos requisitos mínimos do Windows 11, baixe e execute o aplicativo PC Health Check.

Se meu computador não atender às especificações mínimas de hardware do Windows 11 posso permanecer com o Windows 10?

A resposta é Sim! O Windows 10 vai continuar sendo uma ótima versão do Windows. E a Microsoft pretende oferecer suporte ao Windows 10 até 14 de outubro de 2025.

Como saberei quando o upgrade estará disponível para meu computador com Windows 10?

Os upgrades para o Windows 11 começarão a ser feitos no final de 2021 e continuarão até 2022 segundo a Microsoft. E Durante esse tempo a empresa vai fazer testes em segundo plano para a validação do seu computador específico. Depois disso o Windows Update fornecerá uma indicação se e quando o seu computador é elegível para ser atualizado para o Windows 11. Então você pode verificar indo em Configurações/Windows Update.

Quanto custa fazer o upgrade do Windows 10 para o Windows 11?

A atualização é grátis desde que seu computador com Windows 10 esteja executando a versão mais atual do Windows 10 e atenda às especificações mínimas de hardware para executar o Windows 11.

Qual a diferença entre upgrade e atualização?

Uma atualização normalmente faz a correção de algum bug ou aprimora a segurança do sistema ou aplicativos. Já o upgrade é quando você muda a versão do sistema, como passando do Windows 10 para o Windows 11 ou movendo edições do Windows Home para o Windows Pro.

Por quanto tempo a oferta de upgrade grátis estará válida?

A oferta de upgrade grátis não tem uma data para acabar para os sistema que forem elegíveis. No entanto, a Microsoft reserva-se ao direito de encerrar o suporte para a oferta de upgrade grátis segundo nota na página da empresa. Mas ela garante que essa data de término não será anterior a um ano a partir da disponibilidade geral.

Posso continuar a usar o Windows 10?

Claro que Sim. Você não é obrigado a fazer o upgrade para o Windows 11. E lembre-se que o suporte para o Windows 10  vai até o dia 14 de outubro de 2025.

O Windows 11 ocupa mais espaço no computador do que o Windows 10?

Não, o Windows 11 e o Windows 10 requerem aproximadamente a mesma quantidade de espaço em disco. Mas tenha em mente que durante o processo de upgrade espaço extra é necessário. E depois do upgrade o Windows vai limpar esse espaço extra em disco depois de 10 dias após a conclusão do upgrade.

O Windows 11 é uma substituição do Windows 10?

Windows 11 será o foco da Microsoft, principalmente depois do fim do suporte ao Windows 10 em outubro de 2025.

Se eu fizer upgrade para o Windows 11, o que acontecerá com meus arquivos?

Por padrão, todos os seus arquivos e dados serão transferidos para o novo sistema. Mas é recomendado fazer o backup de seus arquivos antes da instalação como em qualquer outra instalação.

Posso voltar para o Windows 10 depois de atualizar se não gostar do Windows 11?

Sim. Depois fazer o upgrade do Windows 11 você tem de 10 dias para voltar para o Windows 10 enquanto ele mantém os arquivos e dados que trouxe com você. Mas depois dos 10 dias, você vai precisar fazer backup dos seus dados e uma “instalação limpa” para voltar ao Windows 10.

Quanto tempo leva para instalar o Windows 11?

O download e a instalação do Windows 11 provavelmente vai demorar mais do que uma atualização de recurso comum do Windows 10. Mas você pode usar seu computador ao mesmo tempo que está baixando o Windows 11 e agendar a instalação do Window 11 para uma data e horário onde não estará usando o computador.

Posso fazer upgrade do meu computador com Windows 10 para Windows 11 se estiver executando o modo S?

Segundo a Microsoft, se o computador atender às especificações mínimas de hardware, a edição do Windows 10 Home no modo S pode fazer upgrade para a edição do Windows 11 Home no modo S. Mas se o computador com Windows 10 estiver executando a edição Pro no modo S, você precisará sair do modo S para fazer upgrade para o Windows 11 Pro, pois a edição Windows 11 Pro não está disponível no modo S.

Um computador muito antigo pode executar o Windows 11?

Muitos computadores com menos de quatro anos serão capazes de fazer o upgrade para o Windows 11. Mas para ter certeza você pode usar o aplicativo PC Health Check para determinar se o seu dispositivo é elegível para upgrade ao Windows 11.