O que é fonte modular?

Entenda sobre sobre as fontes que permitem configurar o computador de maneira mais organizada e segura

Imagem de O que é fonte modular?

Uma fonte semi ou full-modular é uma fonte que permite um melhor gerenciamento dos cabos dentro do gabinete, visto permitem que sejam acoplados a fonte apenas os cabos que vamos utilizar no Cable Management. A diferença entre semi-modular e full-modular está na possibilidade em desacoplar todos os cabos da fonte ou não.

Fonte Semi-modular

As fontes semi-modular são aquelas onde alguns cabos ficam ligados ao circuito interno da fonte sem a possibilidade de serem removidos, como o cabo principal de 24 pinos, o PCI e o de 8 pinos que alimenta o processador. No entanto os demais cabos podem ser removidos, e recolocados de acordo com a necessidade.

Fonte ATX Gamemax 800W Real 80PLUS semi-modular

A Fonte ATX Gamemax 800W Real 80PLUS é um exemplo de Fonte Semi-modular

Fonte Full-Modular

As fontes full-modulares são aos fontes onde é possivel remover todos os cabos da fonte, sem exceção. Tornando mais pratico o manuseio e a instalação na hora de fazer o Cable Management.

Seasonic M12II Evo - 620W - full-modular

A fonte Seasonic M12II Evo – 620W é um exemplo de fonte full-modular

As vantagens das fontes modulares

As fontes modulares alem de garantir uma boa estética ao computador e um bom Cable Management, também permitem uma melhor circulação de ar dentro do gabinete, que por sua vez melhora um pouco o resfriamento do hardware, e um bem resfriado aumenta o tempo de vida útil de alguns componentes.

Outa vantagem desse tipo de fonte é que elas permitem acesso rápido e fácil aos periféricos internos, pois devido a possibilidade de um melhor Cable Management, e se esse for feito adequadamente fica mais fácil remover ou instalar novos perifericos.