O que é fonte modular?

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda sobre sobre as fontes que permitem configurar o computador de maneira mais organizada e segura

Imagem de O que é fonte modular?

Uma fonte semi ou full-modular é uma fonte que permite um melhor gerenciamento dos cabos dentro do gabinete, visto permitem que sejam acoplados a fonte apenas os cabos que que precisamos utilizar. Essa melhor organização é eficiente para melhorar o resfriamento interno do gabinete, e facilita a instalação e remoção de outros periféricos. A segui vamos ver a diferença entre uma fonte de alimentação semi-modular e full-modular, e outras duvidas comuns sobre o assunto.

Content

Fonte Semi-modular

As fontes semi-modular são aquelas onde alguns cabos ficam ligados ao circuito interno da fonte sem a possibilidade de serem removidos, como o cabo principal de 24 pinos, o PCI e o de 8 pinos que alimenta o processador. No entanto os demais cabos podem ser removidos, e recolocados de acordo com a necessidade.

Fonte ATX Gamemax 800W Real 80PLUS semi-modular

A Fonte ATX Gamemax 800W Real 80PLUS é um exemplo de Fonte Semi-modular

Fonte Full-modular

As fontes full-modulares são aos fontes onde é possivel remover todos os cabos da fonte, sem exceção. Tornando mais pratico o manuseio e a instalação na hora de fazer o Cable Management.

Seasonic M12II Evo - 620W - full-modular

A fonte Seasonic M12II Evo – 620W é um exemplo de fonte full-modular

As vantagens das fontes modulares

As fontes modulares alem de garantir uma boa estética ao computador e um bom Cable Management, também permitem uma melhor circulação de ar dentro do gabinete, que por sua vez melhora um pouco o resfriamento do hardware, e um bem resfriamento aumenta o tempo de vida útil de alguns componentes.

Outa vantagem desse tipo de fonte é que elas permitem acesso rápido e fácil aos periféricos internos, pois devido a possibilidade de um melhor Cable Management, e se esse for feito adequadamente fica mais fácil remover ou instalar novos periféricos.

Fonte modular vale a pena?

Sim as fontes modulares valem a pena, pois permitem a melhor organização dos cabos dentro do computador, melhorando a ventilação interna, isso auxilia na redução da temperatura dos componentes, aumentando a vida útil deles. Isto significa que seu hardware vai permanecer funcionando por mais tempo, o que é uma vantagem quando quiser vender para comprar outro, ou para manter os mesmo componente funcionando por mais tempo. Por estes motivos, mesmo que seja mais cara, uma fonte modular vale apena.

Qual fonte é melhor? Modular ou semi-modular?

A qualidade da fonte de alimentação depende dos componentes eletrônicos que a confeccionam. No entanto uma fonte Full-modular pode ser trazer mais vantagens em relação a uma fonte semi-modular na hora de ser instalada ou removida, devido a possibilidade de poder acoplá-la sem nenhum cabo, e depois colocar apenas os cabos necessários.

Prós e Contras das Fontes Modulares

Para ficar ainda mais claro as vantagens de desvantagens de obter uma fonte modular, veja a tabela a seguir:

Prós Contras
Melhor organização dos cabos Um pouco mais cara que as fontes normais
Melhora a ventilação interna Você pode esquecer on guardou os cabos quando precisar deles
Melhora a estética
Aumenta a vida útil dos componentes
Acople apenas os cabos que precisar