O que é Gargalo no PC

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda sobre Gargalo no computador e os principais tipos de gargalo

Imagem de O que é Gargalo no PC

Gargalo em Hardware é uma expressão usada quando um componente do computador limita o desempenho total do computador ou de outro componente, como por exemplo quando um processador fraco não permite que você use uma boa placa de video com 100% do seu desempenho.  Assim como o gargalo de uma garrafa impede a rápida vazão do liquido interno, em computadores um componente fraco ou ruim pode prejudicar todo o desempenho de um computador. Existem diversos componentes de um computador que podem causar um gargalo.

Os principais tipos de gargalo do computador

Tipos de Gargalo no computador

Existem muitas coisas quem podem causar gargalo em um computador, mas comumente pode citar os seguintes:

Gargalo do Disco rígido

Um dos maiores pontos de gargalo no desempenho e velocidade de operações de um computador hoje em dia são os discos rígidos. Você pode ter um ótimo computador, mas se a velocidade de leitura do disco usado para carregar o sistema, arquivos e outros não for boa, você não vai estar usando seu computador com a velocidade que ele poderia ser usado.

O recomendado é qualquer computador hoje em dia use um SSD como tecnologia de armazenamento principal para não sofrer com gargalo no carregamento de arquivos.

Leia: O que é SSD – para entender melhor as vantages de usar um SSD em seu computador.

Gargalo da Memória RAM

A memória RAM é bastante relativa a cada tipo de uso do computador, sendo que existem programas e jogos que exigem bastante memória RAM, e outros que nem tanto. Por isso é necessário verificar quanta Memoria RAM a aplicação que você deseja atualizar consome, e devesse ter mais do que isso, pois ainda será necessário muitas vezes dividir esse espaço com outros programas do computador alem do próprio sistema operacional. Então se você não tiver memória RAM suficiente para execução do programa ou jogo que deseja, vai enfrentar um gargalo relativo a esse componente.

Gargalo da Fonte de alimentação

Esse é um dos componentes de um computador que muitas pessoas deixam de prestar a atenção, mas ter uma boa fonte de alimentação é tão importante quando ter um bom processador ou uma boa placa de video. A fonte de alimentação é responsável por alimentar esses componentes, mas se não houver força suficiente, os componentes jamais poderão alcançar seu melhor desempenho.

Por isso devemos nos certificar de ter uma boa fonte certificada e calculada ao gasto de todos os componentes do computador, ou caso o contrario teremos um gargalo relativo a fonte de alimentação, onde toda vez que o computador precisa executar tarefas mais pesadas sofre com a falta de potencia.

Gargalo do Processador

O processador é sem duvida um dos componentes do computador ao qual a maioria das pessoas prestam a atenção, procuram recomendações e escolhem de acordo com o tipo de uso que este será aplicado. No entanto, vale lembrar que um processador recomendado para uma aplicação ou jogo pode não ser o suficiente para outra aplicação ou jogo. Ainda mais quando esse jogo ou programa foi projetado anos depois da fabricação do seu processador. Por isso sempre verifique os requisitos mínimos e recomendados do desenvolvedor so Software. Mas tenha em mente que ao utilizar as configurações minimas recomendadas não poderá alcançar o melhor desempenho possivel, e caso seu computador tenha mais processos abertos, nem mesmo o minimo recomendado pode sere o suficiente. Por isso sempre tenha um Hardware melhor do que o requisito recomendado.

Gargalo da Placa de video

As placas de video costumam ser suficientes as recomendações dos jogos ou aplicações que as indicam, no entanto configurações de cada jogo ou aplicativo podem mudar o desempenho obtido ao usar determinada placa de video, fazendo ela trabalhar melhor ou não em determinadas aplicações.

Gargalo do Sistema Operacional

O sistema operacional quando não adequado ao Hardware pode afetar o desempenho do sistema de diversas formas.

Um exemplo é usar um sistema operacional de 32 bits que não consegue utilizar toda a memória RAM do sistema, onde neste caso o recomendado é um sistema de 64 bits.

Veja: Como saber se o Windows é 32 bits ou 64 bits.

Outra forma é que um sistema antigo pode não ter suporte as novas tecnologias de Hardware, e assim não pode executar os softwares de modo desejado.

Consideração final sobre gargalo

Agora você já sabe, quando alguém falar que existe um gargalo no computador, você sabe que esta pessoa está se referindo a algum tipo de impedimento de desempenho do Hardware do computador.