O que é pink money?
Termo se popularizou na internet diante da iniciativa de algumas empresas
Não é novidade que muitas empresas ao longo da história abraçam determinadas causas com o intuito de aumentar suas vendas, ou alcançar e fidelizar determinados públicos. Mas será esse o caso do Pink Money?
Pink Money é um termo usado atualmente para distinguir a comercialização de produtos e serviços que apoiam o público LGBT. Neste artigo vamos ver como o público encara os esforços empresariais do marketing ao “consumo ideológico“, que em grande parte pode ser considerado um oportunismo.
Veja também: O que é Lacração?
O que é Pink Money?
Pink money é termo usado para descrever a comercialização de produtos ou anúncios feitos para o público LGBT, onde aproveitando a popularidade do assunto, empresas vem reforçando o marketing voltado para esse público.
O termo pink money é muitas vezes usado para criticar as ações de algumas empresas que insistem no “consumo ideológico“, mesmo assim o termo não é considerado pejorativo dependendo do contexto em que é utilizado.
São chamados de pink money qualquer tipo de marketing ou produtos feitos com o intuito de ganhar dinheiro apoiando o grupo LGBT. Alguns exemplos são o uso do arco-iris nos produtos e propagandas, e frases de apoio, e claro a sigla.
Apesar desse assunto não agradar a todos, muitos empresas apostam nessa estratégia de marketing. Essa estratégia de marketing tem sido explorada por grandes empresas, normalmente de serviços essenciais e importantes para todos os públicos. Apesar de muitos clientes não gostarem, ou questionarem porque essas empresas não apoiam outras causas como violência doméstica, fome, criminalidade ou outros assuntos importantes, o foco do markting atual de muitas delas continua sendo o consumo ideológico.
Mesmo para muitos daqueles que não gostam desse tipo de markting, não existe outra saída a não ser continuar usando os serviços dessas empresas, seja devido a falta de alternativas ou a melhor qualidade da empresa em questão. Desta forma dificilmente esse tipo de marketing faz a empresa perder clientes, mas acaba fidelizando alguns que sentem representados.
Empresa boazinhas?
Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo em 2015, o potencial de compras do público LGBT é estimado em R$ 419 bilhões somente no Brasil. Esse valor é equivalente a 10% do PIB. A mesma matéria fala sobre o Pinkwashing, que é quando marcas ou pessoas se aproveitam do movimento LGBT, mesmo que não apoiem essa causa, com o objetivo de lucrar às custas da comunidade gay. Em outras palavras essa empresas agem com oportunismo.
Frases de efeitos, videos sensacionalistas e uma imagem de apoio com as cores do arco-íris, frases sobre superação, preconceito, amor e luta, são exemplos de condutas de marketing usado para obter os lucros do chamado de pink money!
E você acredita que os grandes podres de ricos se importam mesmo com a comunidade LGBT? Ou apenas estão tentando lucrar mais?
Memes sobre Pink Money
O senso critico dos memes nos ajudam a enxergar a realidade que as vezes está oculta por trás de boas ações! Veja alguns memes de pink money: