O que é pink money?

Foto de Marcus Vinicius
Por

Termo se popularizou na internet diante da iniciativa de algumas empresas

Imagem de O que é pink money?

Não é novidade que muitas empresas ao longo da história abraçam determinadas causas com o intuito de aumentar suas vendas, ou alcançar e fidelizar determinados públicos. Mas será esse o caso do Pink Money?

Pink Money é um termo usado atualmente para distinguir a comercialização de produtos e serviços que apoiam o público LGBT. Neste artigo vamos ver como o público encara os esforços empresariais do marketing ao “consumo ideológico“, que em grande parte pode ser considerado um oportunismo.

Veja também: O que é Lacração?

O que é Pink Money?

Pink money é termo usado para descrever a comercialização de produtos ou anúncios feitos para o público LGBT, onde aproveitando a popularidade do assunto, empresas vem reforçando o marketing voltado para esse público.

O termo pink money é muitas vezes usado para criticar as ações de algumas empresas que insistem no “consumo ideológico“, mesmo assim o termo não é considerado pejorativo dependendo do contexto em que é utilizado.

São chamados de pink money qualquer tipo de marketing ou produtos feitos com o intuito de ganhar dinheiro apoiando o grupo LGBT. Alguns exemplos são o uso do arco-iris nos produtos e propagandas, e frases de apoio, e claro a sigla.

Apesar desse assunto não agradar a todos, muitos empresas apostam nessa estratégia de marketing. Essa estratégia de marketing tem sido explorada por grandes empresas, normalmente de serviços essenciais e importantes para todos os públicos. Apesar de muitos clientes não gostarem, ou questionarem porque essas empresas não apoiam outras causas como violência doméstica, fome, criminalidade ou outros assuntos importantes, o foco do markting atual de muitas delas continua sendo o consumo ideológico.

Mesmo para muitos daqueles que não gostam desse tipo de markting, não existe outra saída a não ser continuar usando os serviços dessas empresas, seja devido a falta de alternativas ou a melhor qualidade da empresa em questão. Desta forma dificilmente esse tipo de marketing faz a empresa perder clientes, mas acaba fidelizando alguns que sentem representados.

Empresa boazinhas?

Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo em 2015, o potencial de compras do público LGBT é estimado em R$ 419 bilhões somente no Brasil. Esse valor é equivalente a 10% do PIB. A mesma matéria fala sobre o Pinkwashing, que é quando marcas ou pessoas se aproveitam do movimento LGBT, mesmo que não apoiem essa causa, com o objetivo de lucrar às custas da comunidade gay. Em outras palavras essa empresas agem com oportunismo.

Frases de efeitos, videos sensacionalistas e uma imagem de apoio com as cores do arco-íris, frases sobre superação, preconceito, amor e luta, são exemplos de condutas de marketing usado para obter os lucros do chamado de pink money!

Um frase muito divulgada na mídia diz, “Quem lacra não lucra!“, mas será verdade isso? Os números citados mostram porque as grande empresas, que estão cientes do dinheiro que pode ser movimentado pela classe fazem tanta questão do marketing ideológico.

E você acredita que os grandes podres de ricos se importam mesmo com a comunidade LGBT? Ou apenas estão tentando lucrar mais?

Memes sobre Pink Money

O senso critico dos memes nos ajudam a enxergar a realidade que as vezes está oculta por trás de boas ações! Veja alguns memes de pink money:

meme pink money - o que te motivou a colocar um arco-iris na sua marca dinheiro

Pink money meme homem aranha