O que é torrent?

Entenda o que é torrent e como esse tipo de arquivo está ligado ao Download de arquivos em alta velocidade

Imagem de O que é torrent?
0

Torrent ou BitTorrent é um arquivo que carrega informações executáveis por um software gerenciador de arquivos torrents que é chamado de Cliente Torrent, que possibilita o início da transferência de arquivo através da rede P2P (Peer-to-Peer  = Pessoa a Pessoa).

A rede P2P por sua vez, é uma tecnologia de transferência baseada em compartilhamento, onde cada computador é capaz de fornecer uma parte do arquivo já baixada para outros computadores e ao mesmo tempo baixar uma partes do arquivo de outros computadores que usam a rede P2P.

Dessa forma o sue computador não fica limitado a baixar o arquivo de apenas uma fonte como acontece com o protocolo HTTP, mas vai baiando pedaços de diversos outros computadores, e no final monta tudo como se fosse um quebra cabeça.

Isso torna o download de torrets um dos modos mais rápidos para efetuar o download de qualquer arquivo, devido à quantidade de máquinas que podem te oferecer pequenas partes do arquivo simultaneamente sem exigir muita velocidade de upload de cada uma delas ou sobrecarga de um único servidor para hospedar um arquivo, e de acordo com a velocidade da sua internet e o número de pessoas fornecendo partes do arquivos, a velocidade de Download se torna muito alta. Neste tipo de download quanto mais pessoas estiverem baixando o mesmo arquivo maior a probabilidade da velocidade de download alcançar níveis absurdos.

Para exemplificar melhor o funcionamento dos downloads de Torrents, veja as seguintes etapas:

  • Você está interessado em fazer o download de um arquivo, como por exemplo uma versão do Linux Ubuntu.
  • Você entra no site e verifica que existe a possibilidade de fazer o download da ISO Torrent.
  • Você clica no link de download e um pequeno arquivo com extensão .torrent é baixada para o seu computador.
  • Você abre o arquivo e o gerenciador de arquivos Torrents, chamado de cliente Torrent previamente já instalado vai começar a baixar o arquivo.
  • Quanto mais pessoas baixando esse mesmo arquivo mais fontes de download do mesmo arquivo vão existir e mais rápido você conseguira baixar até o limite da sua conexão com a internet.

Outra forma de baixar via P2P é através de links magnéticos

Outra forma de fazer download de arquivos na rede peer-to-peer, é através de links magnéticos (Magnet Link). Os links magnéticos funcionam igualmente aos links da internet, mas ao invés de possuir em protocolo “http”, possuem protocolo “magnet”.

Ao clicar no link “magnet”, o software cliente torrent da sua máquina será aberto para te dar a opção de fazer download do arquivo.

O que é um gerenciador de arquivos torrents (Cliente Torrent – Software BitTorrent)

Utorrent - programa para baixar torrents

Um Software BitTorrent, também muitas vezes referenciado como Cliente Torrent, é um programa para computador ou celular que permite o acesso à rede P2P (Peer to Peer), para poder fazer o download de arquivos de outros clientes, que neste caso são outros computadores que também utilizam um outro programa que dá acesso a essa rede. Dessa forma se você baixar um arquivo com extensão .torrent, ele só poderá ser aberto por um Software BitTorrent, assim como os links magnéticos. Entre os softwares mais baixados e usados para fazer o download de torrents estão os seguintes:

  • µTorrent
  • BitTorrent
  • qBittorrent
  • BitComet
  • Deluge
  • Transmission
  • Tixati
  • Shareaza
  • Vuze
  • eMule
  • Ares Galaxy

Como Encontrar torrents para baixar

Existem muitas formas de encontrar arquivos torrents para baixar, sendo uma delas usar a busca do próprio software torrent para encontrar downloads na rede.

Outra forma é através de agregadores de torrents, que são sites que possuem links para fazer o download de arquivos torrent, onde ao clicar nesses links o seu programa de download é acionado. Como por exemplo o The Pirate Bay que é um dos mais famosos por reunir todo tipo de download torrent, o  RARBG, que trás muito conteúdo atualizado com frequência, e o 1337x  que é um ótimo explorador torrents.

Outros sites que fornecem software ou sistemas operacionais de arquivos grandes tambem costumam oferecer o download via rede P2P, como por exemplo o sistema operacional Linux Ubuntu, pode ser baixado oficialmente via Torrent.

Torrent e a pirataria

Bandeira pirata - Pirataria

O mesmo processo descrito acima pode ser utilizado para baixar músicas, vídeos, filmes, desenhos, jogos para computador, jogos para videogame, e qualquer tipo de arquivo digital. E a Justamente por isso e a rede de downloads P2P é uma das redes que hoje mais distribuem a pirataria, devido à facilidade de transferir um código que permite o download rápido de qualquer tipo de conteúdo digital.