WhatsApp Web VS WhatsApp Desktop: Qual é o melhor para você?

Comparativo detalhado das versões para PC do serviço do Whatsapp

Imagem de WhatsApp Web VS WhatsApp Desktop: Qual é o melhor para você?

Se você viu o titulo desta matéria, e perincipalmente a capa feita para este conteúdo deve ter vindo sua mente uma lembrança como a musica “Survivor – Eye Of The Tiger“. Apesar de no comparativo existir quase um empate, um dos apps tem uma vantagem descrita no final da matéria capaz de levar o seu oponente a nocaute. Sabemos que o Whatsapp possui duas formas distintas propriamente criadas para serem usadas em um computador, sendo essas formas um aplicativo para computador, e um site. Ao aplicativo chamamos de Whatsapp Desktop, e ao site chamamos de Whatsapp Web. Inclusive já ensinamos de forma detalhada como usar o Whatsapp no computador pelo Whatsapp Web. Hoje vamos fazer um comparativo detalhado dessas duas versões para saber qual é a melhor para cada caso, inclusive para o seu caso, relatando as vantagens de cada um dos modos de usar o Whatsapp em um computador, sendo que uma das versões pode fazer ainda mais do que isso.

Compatibilidade dos serviços

Quando o assunto é a utilização de qualquer serviço digital, o que mais importa é sua compatibilidade no maior número de meios possíveis. Desta forma quando não podermos utilizar o serviço em uma máquina podemos utilizar em outra. A mesma coisa podemos comparar com relação às versões Web e Desktop do Whatsapp. E neste requisito o Whatsapp Web ganha de lavada, pois ela funciona simplesmente em diversos navegadores de internet.

Para Usar o Whatsapp Desktop temos que ter um dispositivo com sistema Windows 8 ou superior, ou um computador Mac. Já para usar o Whatsapp Web, podemos acessar o site do serviço através do navegador em praticamente qualquer plataforma, o que significa que até mesmo através de outro celular é possível acessar o Whatsapp Web. Se você tem um computador com sistema Linux, Windows, Android ou outros basta acessar o Whatsapp Web através do navegador.

Método de instalação e uso

Quanto ao método de instalação, existe a diferença de que o Whatsapp Desktop precisa ser baixado e instalado, enquanto na versão Whatsapp Web basta acessarmos o site, e nada mais é necessário. Muitos serviços online pedem para instalar plugins ou outra coisa para acessar o serviço, mas no caso do Whatsapp Web basta acessar o site e escanear o código QR, e como em um passe de mágica a sua conta do Whatsapp irá aparecer na tela do computador ou outro dispositivo usado.

O Whatsapp Desktop além de ser uma versão instalável, só funciona atualmente em dispositivos com sistema Mac OS X 10.10 ou superior, Windows 8 ou superior (Versão de 64 bits), Windows 8 ou superior (Versão de 32 bits). Depois de instalar também será necessário escanear o código QR para transferir sua conta para o computador.

Funções de cada uma das versões

Apesar de uma versão ser feita para ser instalada e a outra não, é incrível como as duas versões são idênticas, e possuem basicamente todas as mesma opções. Quando o assunto é acessar o site de um serviço, simplesmente esperamos que o site seja diferente do aplicativo. Mas no caso do Whatsapp Web e do Whatsapp Desktop nem diferença na aparência existe. Tudo o que podemos fazer em uma conversa individual ou em grupo por um podemos fazer no outro. Os emojis são os mesmos, a opções da conversa são as mesmas. Aqui se aplica aquele ditado, “cara de um focinho do outro”.

Desempenho, uso de processamento e armazenamento

Apesar de os computadores e outros dispositivos hoje em dia estarem ficando cada vez mais potentes, e com mais espaço de armazenamento, sempre tem quem prefira usar a versão mais leve de um aplicativo, ainda mais quando isso é necessário, como no caso de computadores lentos, antigos ou com pouca memória. Portanto para não exigir tanto do seu Hardware, temos que avaliar algumas situações sobre os demais serviços do Whats para computador. Compare o seguinte.

Whatsapp WEB Whatsapp Desktop
Não precisa ser instalado Tem mais de 120 MB
Precisa de um navegador para ser executado, gastando recursos com o navegador e com a pagina aberta Consome apenas os recursos necessários para ser executado
Ao fechar a pagina os recursos do aplicativo online deixam de ser usados Continua ocupando espaço em disco

Logo vemos que o Whatsapp Desktop por ser instalado pode vir a gastar menos sua Memoria RAM e Processador, mas gasta espaço de armazenamento, apesar de quase insignificante em memorias de armazenamento modernas. Já o Whatsapp WEB pode vir a gastar mais recursos de processamento se usado em um navegador com alto consumo de CPU e Memoria RAM.

Dependências para o uso

Uma coisa que ainda precisa melhorar nos serviços do Whatsapp é a possibilidade de usar os aplicativos para computador mesmo quando o celular estiver offline. Infelizmente ainda é impossível usar o Whatsapp Desktop e o Whatsapp Web com o celular desligado, coisa que o seu concorrente de peso o Telegram já faz a muito tempo. Com toda certeza deve haver um grande motivo de marketing para um aplicativo dos mesmo donos do Facebook não quererem copiar uma funcionalidade concorrente.

Mas porque é tão ruim não poder usar o Whatsapp no computador com o celular desconectado? Hoje em dia o celular está sempre a mão, e com toda certeza é mais fácil recorrer ao app do WhatsApp no celular. Mas existem casos extremos onde vemos a necessidade de ter o aplicativo disponível fora do celular. Veja algumas delas na lista a seguir:

  • Quando o celular está descarregado e precisamos entrar em contato com alguém urgente.
  • Quando esquecemos o celular e precisamos ter acesso ao serviço do Whatsapp Online.
  • Quando o celular é perdido ou roubado para podermos contatar alguém.

Existem outros motivos pessoais de cada pessoa precisar usar o Whatsapp no computador com o celular desconectado do Whatsapp. E infelizmente caso o celular mesmo ligado por algum motivo não consiga se conectar na internet, podemos ficar tristes, pois não será possivel usar o serviço através do computador, seja pelo Whatsapp WEB ou pelo Whatsapp Desktop. Talvez essa seja uma das grandes falhas ou desvantagens do serviço até hoje.

Notificações de novas mensagens

Quando o assunto é estar empenhado em tarefas no computador, com toda certeza fazemos mais do que apenas teclar no Whatsapp, sendo que muitos usam mesmo o Whatsapp no computador para fins empresariais, pois assim fica mais fácil conciliar todos os apps e tarefas necessárias no mesmo equipamento.

Quando estamos ocupados em outras tarefas no computador com toda certeza é importante ser alertado quando recebemos novas mensagens no serviço do Whatsapp, pois em casos empresarias pode ser o chamado importante de um cliente ou do seu chefe, caso você não seja o chefe, ou em casos pessoais pode ser um chamado importante da mamãe, ou mesmo do namorado se for mulher, ou namorada se você for homem.

A noticia boa é que os dois vão nos notificar quando recebermos mensagens novas, porem no caso do Whatsapp Desktop isso já nativo, assim como no app para celular, e no caso do Whatsapp WEB  precisamos ativar as notificações do navegador para o app. Como os dois nos alertam, podemos dizer que neste requisito também temos um empate quanto ao Whatsapp WEB vs Whatsapp Desktop.

Então se você estiver totalmente distraído nos seus videos, do Youtube é claro, ou nos seus games, ou em qualquer outar tarefa, basta ter certeza de que deixou as notificações ativadas para ser avisado e ninguém ficar preocupado.

A Enorme Vantagem do Whatsapp WEB

Tablet Android ou iOS iPad com Whatsapp WEB

 

Apesar de já termos explicado parcialmente sobre essa vantagem acima, é sempre bom deixar as coisas bem explicadas. E sem duvidas a enorme diferença, ou vantagem do Whatsapp WEB, é a grande quantidade de dispositivos capazes de executar essa versão do serviço de mensagens. Como ele funciona no navegador de internet, ele pode ser executado nos principais sistemas operacionais existentes no mercado. Isso significa que se você possuem um tablet com sistema Android ou iOS será possivel espalhar o Whatsapp WEB no seu tablet. Se você tem um computador com Sistema Linux, Windows, e outros também será possivel acessar o Whatsapp WEB caso ele possua um navegador da internet moderno compatível.

Conclusão da Batalha

Chegamos ao fim deste embate entre Whatsapp WEB e Whatsapp Desktop, e se você prestou bem atenção nos detalhes com toda certeza já deve ter escolhido o seu preferido. Vimos que apesar de as duas versões do mensageiro para PC serem bastante parecidas, o Whatsapp WEB tem a vantagem de funcionar em mais sistemas graças a ser executado no navegador. No entanto este recurso pode não ser o mais importante para você. Por isso não exite de deixar nos comentários qual a sua versão preferida e porque. Queremos ouvir você.