Microsoft cria e vai distribuir a sua própria versão do Linux

Conheça os primeiros detalhes do Azure Sphere OS, o Linux da Microsoft

- 2 min de leitura
Google News Telegram

Ontem dia 16 abril de 2018 a Microsoft anunciou o Azure Sphere, que é um dispositivo para ser utilizado na internet das coisas. O mais impressionante disto é que para melhorar a segurança desse dispositivos a Microsoft optou utilizar um sistema baseado no Linux customizado pela própria empresa que recebeu o nome de Azure Sphere OS. “Depois de 43 anos, este é o primeiro dia em que estamos anunciando – e distribuindo – um kernel Linux personalizado”, disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, no palco de um evento em San Francisco.

Microsoft ama Linux -

Segundo Smith o fato de a maioria dos dispositivos virem com processador é preocupante visto que em 2016 criminosos cibernéticos utilizaram de um ataque maciço contra diversos portais importantes na internet, utilizando de vulnerabilidades de dispositivos como câmeras não seguras e outros aparelhos. Ele mostra que a Microsoft deseja combater este tipo de vulnerabilidade apostando em um conjunto de tecnologias que envolvem hardware, software e nuvem no Azure Sphere.

Para este feito de segurança a Microsoft projetou um tipo especial e mais poderoso de micro-processador que será disponibilizado gratuitamente aos fabricantes de chips, enquanto o sistema Azure Sphere OS baseado no Linux é apropriadamente feito para ser executado neste tipo de chip. Ainda segundo Smith como a Microsoft é uma “empresa Windows”, uma versão do sistema operacional da empresa seria muito grande e pesado para o que eles tinham em mente com este projeto.

E para concluir os principais passos de um sistema leve e seguro, um combo de processador sistema operacional será integrada um serviço de segurança em nuvem projetado para o Azure Sphere, que tem o objetivo de manter todos os dispositivos que usam esta tecnologia atualizados com patches de segurança por pelo menos 10 anos. O primeiro hardware do Azure Sphere deve chegar ao mercado no final deste ano de 2018, e  ainda há mais detalhes pela frente.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode