O que é lacração no cinema?

Entenda o que as pessoas querem dizer quando falam que uma obra cinematográfica contem lacração.

- 3 min de leitura
O que é lacração no cinema?
Google News Telegram

Lacração era visto a pouco tempo como sinônimo de arrasar, mas o sentido atual da palavra vem de defender ideologias políticas woke. Quando se fala de lacração no cinema, isto significa dizer que esse filme apoia pautas da agenda woke, que visa trazer pautas como feminismo, homossexualismo, linguagem neutra, e a defesa de todas as pautas politicas de esquerda. A expressão woke nasceu em um movimento politico chamado Black Lives Matter, que significa Vida Negras Importam, e depois foi agregada com outras pautas como os assuntos LGBT, feminismo e outras mais. Com base nisso a agenda woke começa trazendo primeiramente a adesão de personagens negros ao enredo de filmes e séries substituindo pessoas de outras etnias. Outros passos são modificar a orientação politica ou sexual de um personagem, e muitas vezes remover figuras masculinas fortes. De um lado existem pessoas que acham que isso é uma espécie de representatividade, já outros defendem que isso serve apenas para criar polêmica destruindo conteúdos originais apenas para seguir uma agenda política.

A modificação de personagens

Quando o assunto é a troca de personagens para dar adesão a agenda woke, a Disney é uma das principais empresas a serem consideradas segundo a maioria das reclamações de pessoas na internet. Apesar da mídia não dar cobertura a esses assuntos, já foram feitos protestos contra a Disney por conta dessas modificações que se estendem a outras empresas empresas que a empresa comprou, como a Marvel por exemplo. Essas pessoas que chamam essas modificações de forçadas e de lacração, defendem que os personagens não deveriam ser adulterados, mas que as empresas deveriam pensar em criar novos personagens e histórias ao invés de modificar conteúdos originais. Por outro lado quem não concorda com esses pensamentos, e acham que as empresas devem modificar os conteúdos originais com pautas da agenda woke chamam essas pessoas de racistas, preconceituosas e mais recentemente de nerdolas.

A adesão de pautas woke em conteúdo infantis

Outra grande reclamação na internet feita por muitas e muitas pessoas é a adoção de pautas politicas woke em conteúdos infantis. Desenhos infantis que antigamente tinham um enredo feito com o único objetivo de descontrair, hoje em dia tem trazido cada vez mais idéias políticas. Um exemplo é o desenho Peppa Pig que recentemente adotou pautas LGBT, a animação Lightyear da Disney e outros que já fizerem o mesmo.

 

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode